Sucessão sem fim: Disney deixa para 2026 anúncio de novo CEO

Conselho criado para organizar a transição de comando da companhia terá novo presidente a partir de janeiro
Bruna Barone21/10/2024 14h05
iStock-1455774554-1920x1080
Estátua do personagem Mickey no parque em Orlando, EUA (Imagem: stecks05/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A The Walt Disney Company anunciou nesta segunda-feira (21) a nomeação de James Gorman como presidente do conselho, substituindo Mark Parker após nove anos. A empresa também informou que um novo CEO será definido no início de 2026, posto ocupado atualmente por Bob Iger.

“Esse prazo reflete o progresso que o Comitê de Planejamento de Sucessão e o Conselho estão fazendo e permitirá tempo suficiente para uma transição bem-sucedida antes do término do contrato de Bob Iger em dezembro de 2026”, diz o comunicado.

A sucessão no comando da Disney tem sido tumultuada desde que Iger retornou ao cargo no final de 2022 para substituir o então sucessor escolhido, Bob Chapek, que foi demitido . O executivo ficaria na função por dois anos, mas a empresa vem estendendo o contrato desde então.

Gorman toma posse da presidência do conselho em 2 de janeiro (Imagem: Disney/Divulgação)

Atualmente, Gorman é presidente do Comitê de Planejamento de Sucessão do Conselho da Disney, que está trabalhando para identificar e preparar o próximo CEO da companhia.

“Com base em sua vasta experiência, James está guiando habilmente o extenso processo de busca por um novo CEO, que continua sendo uma prioridade máxima para o Conselho”, disse Parker, que é presidente-executivo da NIKE e deixa a função em 2 de janeiro.

Leia Mais:

Estúdio da Disney na Califórnia, EUA (Imagem: JHVEPhoto/iStock)

Quem é James Gorman?

O futuro presidente do conselho da Walt Disney é presidente executivo do Morgan Stanley, cargo que deixará de exercer em dezembro deste ano. O executivo atuou como CEO do Morgan Stanley de 2010 a 2023 e presidente de 2012 a 2023.

Antes de ingressar no Morgan Stanley, Gorman ocupou cargos executivos na Merrill Lynch e foi sócio sênior da McKinsey & Co. Ele atua como diretor do Council on Foreign Relations e é membro do Business Council.

Anteriormente, atuou como diretor do Federal Reserve Bank de Nova York e presidente do Federal Advisory Council do US Federal Reserve Board. Gorman é diretor da empresa desde 2024.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.