Qual a diferença entre arquivar, silenciar e bloquear no WhatsApp?

Funções como arquivar, silenciar ou bloquear conversas no WhatsApp podem limitar e até impedir a comunicação, saiba a diferença entre elas
Por Renata Mendes Gonçalves, editado por Bruno Ignacio de Lima 22/10/2024 00h05
Imagem ilustrativa do app para mostrar diferença arquivar silenciar bloquear whatsapp
(Imagem: wisely / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você pode querer evitar algum contato no Whatsapp e existem algumas opções para fazer isso, mas existe diferença entre arquivar, silenciar e bloquear.

Essas três funções têm diferentes propósitos e você pode optar por qual atende sua necessidade no momento.

Qual a diferença entre arquivar, silenciar e bloquear no WhatsApp?

“Arquivar” no WhatsApp é uma função que permite ocultar uma conversa da sua lista principal de bate-papos sem a excluir. Quando você arquiva uma conversa, ela é movida para a pasta “Conversas Arquivadas”, mas você ainda pode acessá-la a qualquer momento.

Se o contato enviar uma nova mensagem, a conversa arquivada não retornará automaticamente à lista principal (exceto se você desativar a configuração de “manter conversas arquivadas”). Essa função é útil para organizar seu WhatsApp sem excluir conversas importantes.

A função “Silenciar”, como o nome já indica, permite desativar as notificações de um contato ou grupo por um período específico (8 horas, 1 semana ou 1 ano). Isso significa que você não receberá alertas sonoros ou visuais das mensagens, mas elas continuarão chegando normalmente.

É uma opção útil para evitar interrupções de conversas sem precisar bloquear ou sair de um grupo. Você pode ativar o silêncio nas configurações da conversa ou grupo, e ainda pode acessar as mensagens quando quiser.

Já “Bloquear” é uma função mais definitiva, mas também pode ser revertida. Bloquear no WhatsApp significa impedir um contato de interagir com você. Quando você bloqueia alguém, essa pessoa não poderá mais enviar mensagens, fazer chamadas de voz ou vídeo, visualizar seu status, foto de perfil ou última vez online.

No entanto, você ainda pode acessar o histórico da conversa anterior ao bloqueio. O contato não recebe uma notificação de que foi bloqueado, mas pode perceber com base nos sinais, como a ausência de resposta e informações de perfil.

Leia também:

Ícone do WhatsApp em smartphone
Imagem: Primakov/Shutterstock

Portanto, quando você evita alguém no WhatsApp, usando funções como arquivar, silenciar ou bloquear, a pessoa pode ou não perceber, dependendo da ação, preste atenção na diferença.

Em “Arquivar” e “Silenciar”, o contato não recebe notificações e não tem como saber que foi silenciado ou arquivado.

Se optar por “Bloquear”, a pessoa pode notar, pois não verá sua foto de perfil, status ou se você está online, e suas mensagens não serão entregues (ficarão com um único tique). Esses sinais podem levantar suspeitas de bloqueio.

Renata Mendes Gonçalves
Colaboração para o Olhar Digital

Renata Mendes é jornalista formada pela FIAM. Há 20 anos atua na área de Comunicação, desde os tempos da máquina de escrever até às plataformas digitais. Atualmente é colaboradora do Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.