Anthropic lança agentes de IA que podem realizar tarefas complexas

Os agentes de inteligência artificial podem usar um computador para completar tarefas complexas como um humano faria
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 22/10/2024 17h03
anthropic
Imagem: Tada Images/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Anthropic, uma startup de IA apoiada pela Amazon e fundada por ex-executivos da OpenAI, anunciou um importante avanço em sua tecnologia: agentes de IA capazes de realizar tarefas complexas em computadores de forma semelhante a um humano. As informações são da CNBC.

Conhecida pelo seu chatbot Claude, a Anthropic se destaca em um mercado competitivo de IA generativa, que deve alcançar US$ 1 trilhão em receita na próxima década, em meio a uma corrida entre empresas de tecnologia.

O novo recurso de IA permite que a tecnologia interprete a tela do computador, selecione botões, insira texto e navegue na internet, realizando tarefas que podem incluir várias etapas.

A novidade chega um dia depois de uma nova tecnologia anunciada pela Microsoft que vai no mesmo sentido.

Leia mais:

Logo da Anthropic
Nova ferramenta da Anthropic já vem sendo testada por desenvolvedores, e versão para o público deve chegar nos próximos meses (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

A Amazon teve acesso antecipado à ferramenta, que já está em fase de beta público para desenvolvedores.

A empresa planeja expandir o uso para consumidores e clientes corporativos nos próximos meses, oferecendo aplicações que incluem agendamento de compromissos, reserva de voos e preenchimento de formulários.

O que são os agentes de IA

  • Os agentes de IA, que vão além das capacidades dos chatbots tradicionais, são projetados para aumentar a produtividade e concluir tarefas complexas.
  • Essa inovação reflete uma mudança na indústria, onde esses agentes são vistos como colaboradores virtuais, atuando em áreas específicas e podendo ser personalizados.
  • A Anthropic está competindo diretamente com a OpenAI, oferecendo produtos como o Claude Enterprise, que permite aos usuários carregar documentos extensos e integrar a IA em seus processos.
amazon
Com forte apoio da Amazon, a Anthropic vai se fortalecendo no acirrado mercado das IAs – Imagem: JRdes/Shutterstock

Além disso, a Anthropic lançou recentemente funcionalidades como “Artifacts”, que possibilita aos usuários criar e editar documentos em tempo real, aumentando a colaboração e eficiência nas tarefas.

Com a crescente demanda por agentes de IA, a empresa se posiciona como uma força importante na evolução da interação entre humanos e tecnologia, visando facilitar o trabalho e melhorar a experiência do usuário em diversas atividades.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.