Imagem: NataVilman / Shutterstock
O acionamento do sistema de airbags após uma colisão pode ser a diferença entre a vida e a morte. Atualmente, todos os carros possuem este mecanismo de segurança. Mas será que ele também está presente nas motos?
Leia mais
Segundo a Honda, o airbag foi instalado para proteger os motociclistas em caso de batidas frontais. Estudos apontam que este tipo de acidente é o mais frequente, sendo registrado em 68% dos casos.
Pelo fato de motociclistas não utilizarem cinto de segurança, foi preciso desenvolver uma bolsa muito maior do que a usada em carros. Em um impacto, é comum o motociclista ser arremessado do veículo, o que levou a montadora a projetar uma bolsa inflável de formato diferente e com cintas para manter o airbag no local ideal.
Uma alternativa mais barata é a jaqueta equipada com airbags. No motociclismo profissional, como na MotoGP, há obrigatoriedade para que todos os pilotos tenham macacões com airbags. As jaquetas infláveis possuem um airbag no meio de suas costuras, como a da Armor Airbag da Texx, que tem preço médio de R$ 2.600.
Para acionar o airbag, um cabo da jaqueta fica preso à moto. O motociclista precisa sempre lembrar de prender essa peça da jaqueta a algum ponto fixo da motocicleta para que o equipamento funcione corretamente.
Em uma colisão, quando o motociclista é arremessado para longe da moto, esse cabo estica e ativa um cilindro de CO2 que fica acoplado à jaqueta para inflar a bolsa. É um acionamento puramente mecânico. Após usá-lo, basta reposicionar o airbag novamente no local de armazenado na jaqueta e substituir o cilindro, que tem preço médio de R$ 300.
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de outubro de 2024 11:43