Gigantes preparam parceria inédita para fabricação de chips

Intel e Samsung querem unir forças para enfrentar o domínio da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) no setor de chips
Alessandro Di Lorenzo23/10/2024 10h38
chips-1-1920x1080
Imagem: H_Ko/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Duas das maiores produtoras de chips do mundo estão preparando uma aliança. A Intel e a Samsung não vivem exatamente um bom momento e desejam unir forças para enfrentar o domínio da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).

Empresas poderão compartilhar fábricas

  • Segundo reportagem do portal sul-coreano MK, Pat Gelsinger, CEO da Intel, já estaria em contato com executivos da Samsung, entre eles o presidente Lee Jae-Yong.
  • A ideia é organizar uma reunião para acertar os últimos detalhes desta aliança inédita na indústria de semicondutores.
  • A expectativa é que a confirmação da parceria ocorra em breve.
  • Se sair do papel, a união possibilitaria o compartilhamento das fábricas das duas gigantes do setor em países como Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Irlanda e Israel.
  • Além disso, as empresas poderia realizar, de forma conjunta, pesquisas para o desenvolvimento de novos processos e tecnologias de fabricação de semicondutores.
intel
Intel anunciou a demissão de milhares de pessoas nos EUA (Imagem: Apropos/Shutterstock)

Leia mais

Parceria pode “salvar” companhias

A Intel e a Samsung estão entre as maiores fabricantes de semicondutores do mundo. Apesar disso, ficam muito atrás do potencial da TSMC. Dessa forma, analistas acreditam que, mesmo com a parceria, este cenário não deve mudar (pelo menos no curto prazo).

Segundo a reportagem do site sul-coreano, a empresa taiwanesa detém 62,3% da fatia da indústria de semicondutores. A Samsung, por outro lado, conta com somente 11,5%. Se considerarmos somente os processos de produção mais avançados como 3 e 5 nm, a TSMC domina 92% do segmento.

Samsung
Samsung deve desligar 30% de seus funcionários em todo o mundo ainda neste ano (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

As negociações para o estabelecimento da aliança acontecem no momento em que as duas companhias enfrentam grandes dificuldades. Ambas passam por um processo de reestruturação e estão cortando funcionários, além de buscarem novos acordos.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.