Google remove ferramenta da busca que você nem deve sentir falta

Funcionalidade lançada há cerca de dez anos vai ser desativada globalmente devido ao seu pouco uso
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 23/10/2024 04h00, atualizada em 01/11/2024 14h15
Imagem da página de pesquisa do Google na tela de um smartphone
(Imagem: Ridhwan Fauzi/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou, na segunda-feira (21), que está descontinuando as caixas de busca adicionais, área de pesquisa que você vê em alguns trechos de resultados de busca para algumas categorias de consultas.

Esse recurso foi lançado há dez anos e, agora, está sendo removido do Google globalmente, em todos os idiomas e regiões a partir de 21 de novembro de 2024.

Esta caixa de pesquisa extra era uma maneira rápida para as pessoas pesquisarem seu site ou aplicativo imediatamente na página de resultados da pesquisa. A caixa de pesquisa implementa sugestões em tempo real e outros recursos, segundo informações da companhia do Vale do Silício.

Ferramenta do Google era pouquíssimo usada atualmente

  • Provavelmente, ninguém vai sentir falta deste recurso. A big tech postou, em seu blog, chamado Search Central, que o motivo da remoção é a falta de uso. Segundo a gigante das buscas, “com o tempo, percebemos que o uso da ferramenta caiu”;
  • Para “ajudar a simplificar os resultados da pesquisa, removeremos esse elemento visual a partir de 21 de novembro de 2024”, acrescentou a big tech;
  • O Google também disse que a remoção vale para todos os resultados de pesquisa.

Exemplo de uma caixa de busca adicional quando um site era pesquisado (Imagem: Google)

Leia mais:

Na publicação, a empresa ainda disse que a mudança não afeta as classificações de pesquisa ou outros links de site nos resultados da pesquisa.

O recurso caiu em desuso, mas se apresentou como maneira rápida para quem busca informações conseguir fazer pesquisas internas rápidas sem a necessidade de acessar o site, ainda na página de resultados do Google. Agora, poderá ser preciso entrar no site em questão para achar o que se está procurando.

Página de busca do Google
Big tech decidiu que recurso “esquecido” não vai mais aparecer nas buscas (Imagem: Tada Images/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.