Presidente da Nvidia dá uma dica valiosa sobre a inteligência artificial

Presidente da empresa líder em computação de IA diz que uso da tecnologia é imprescindível para nova revolução industrial
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 23/10/2024 10h49
Captura-de-tela-2024-10-23-095000-1920x1080.png
Presidente da Nvidia fala em simpósio de tecnologia nos EUA (Imagem: Gartner/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nvidia estaria trabalhando em um “cérebro de IA” para possibilitar que CEOs de grandes companhias estejam preparados para uma nova revolução industrial. 

A ideia foi apresentada pelo presidente-executivo da empresa líder em computação de IA, Jensen Huang, em um evento com líderes de tecnologia em Orlando, nos Estados Unidos.

Em conversa com o The Wall Street Journal, Huang disse que as organizações podem se beneficiar da tecnologia encontrando algo eficaz dentro de suas empresas e perguntado para a IA maneiras de transformar esse trabalho.

Um dos projetos da gigante de chips é criar um “cérebro” alimentado com informações sobre como uma empresa funciona, seus processos de negócios e interações com clientes. Assim, CIOs e CEOs “podem simplesmente conversar” com a IA, explicou Huang.

Evento da consultoria Gartner reuniu líderes da tecnologia nos EUA (Imagem: Gartner/Divulgação)

Com o objetivo de facilitar a leitura de documentos, a Nvidia está anunciando uma ferramenta que torna os arquivos PDF e e-mails mais “digeríveis” pela tecnologia. 

Leia Mais:

Agentes de IA trabalhando com humanos

No futuro, as empresas terão “grandes populações de trabalhadores digitais” ao lado de humanos, na opinião de Huang, especialmente em funções de marketing, vendas, engenharia e cadeia de suprimentos.

Para isso, segundo ele, líderes de tecnologia empresarial e funcionários precisam aprender a instruir uma IA. A própria Nvidia tem usado IA para ajudar em projetos de chips e no desenvolvimento de softwares.

“Em nenhum momento no futuro previsível esperamos que a IA seja capaz de fazer o que nossos funcionários podem”, acrescentou Huang.

Os agentes de de IA podem concluir tarefas no lugar de funcinários em diferentes áreas, como vendas, suporte ao cliente e contabilidade.
Nvidia vai criar “cérebro de IA” (Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E/Olhar Digital)

De acordo com o WSJ, a Nvidia trabalhou com a empresa de serviços profissionais Accenture para construir uma plataforma de agentes que pode ser usada em um data center privado.

“A computação de hoje é feita em todos os lugares”, disse Huang. “A computação acelerada estará em todos os lugares, a IA estará em todos os lugares.”

Recentemente, a Microsoft anunciou atualizações da plataforma Copilot que cria agentes autônomos de IA. A novidade estará disponível em versão pública a partir de novembro.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.