Suposto criador da Bitcoin rebate documentário e se esconde por segurança

Um documentário da HBO apontou Peter Todd como a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, pseudônimo usado pelo criador da Bitcoin
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 23/10/2024 10h44
hacker-critpo-1-e1728313180796-1920x1080
Imagem: stockphoto-graf/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Recentemente, um documentário da HBO revelou a suposta identidade de Satoshi Nakamoto, pseudônimo usado pela pessoa que criou a Bitcoin. O homem apontado como o criador da criptomoeda mais famosa do mundo, no entanto, negou a informação e disse que a sua vida foi transformada num pesadelo.

Peter Todd diz que documentário colocou a sua vida em perigo

De acordo com o documentário Money Electric: The Bitcoin Mystery, dirigido por Cullen Hoback, o inventor da Bitcoin é na verdade o especialista canadense em criptomoedas Peter Todd. O homem classificou a conclusão como “ridícula” e criticou a obra, garantindo com todas as letras: “Eu não sou Satoshi Nakamoto”.

Todd ainda disse que a exposição gerada pelo que chamou de falsa afirmação colocou a sua vida em perigo. “Obviamente, acusar falsamente alguém de ter dezenas de bilhões de dólares o coloca em risco de roubos e sequestros”, afirmou.

Peter Todd foi apontado como inventor da Bitcoin (Imagem: reprodução/HBO)

Em função dos riscos, o especialista em criptomoedas precisou se esconder após a divulgação da obra. “Satoshi obviamente não queria ser encontrado, por boas razões, e ninguém deveria ajudar as pessoas que tentam encontrá-lo”, disse Todd em entrevista à Wired.

Leia mais

Busto de Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin
Busto de Satoshi Nakamoto, criador da Bitcoin (Imagem: Istvan Csak/Shutterstock)

Identidade de Satoshi Nakamoto é um dos maiores mistérios dos últimos anos

  • Muito pouco se sabe sobre o pseudônimo usado pelo criador da criptomoeda mais famosa do mundo.
  • Ele criou um sistema monetário descentralizado e seguro, baseado em blockchain.
  • Após lançar a Bitcoin, publicou um white paper, ainda disponível on-line, em 31 de outubro de 2008.
  • Mas por algum motivo ainda desconhecido, Satoshi simplesmente deixou o projeto em 2010.
  • Ao longo dos anos, diversas teorias foram propostas, envolvendo desde programadores anônimos até figuras públicas como Elon Musk.
  • Apesar de sua ausência, a Bitcoin continua a crescer e sua influência se expandiu para diversas áreas, além das finanças.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.