Chevrolet planeja lançar uma Tracker híbrida e flex em 2026

Será o 1º modelo do tipo produzido pela marca no Brasil; montadoras optam por essa combinação por uma questão de mercado
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 24/10/2024 19h26
Chevrolet Tracker RS 2024 (Imagem: divulgação/GM)
Chevrolet Tracker RS 2024 (Imagem: divulgação/GM)
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Um dos SUVs compactos favoritos dos brasileiros, a Chevrolet Tracker que conhecemos está com os dias contados. Não, a marca americana não pensa em aposentar o modelo. Pelo contrário: ele vai continuar no portfólio por um bom tempo – e vai passar por algumas mudanças a partir do ano que vem.

A Tracker 2025/2026 deve sair no segundo trimestre e virá numa configuração híbrida/flex. Será o primeiro veículo do tipo produzido pela Chevrolet no Brasil. Essa, aliás, deve ser uma tendência de mercado daqui pra frente.

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O utilitário esportivo vai receber um sistema híbrido leve de 48 Volts que vai trabalhar ou com um motor tradicional 1.0 Turbo Flex ou com um motor 1.2 Turbo Flex. Novos detalhes sobre o desempenho devem sair nos próximos meses.

Para marcar essa mudança, a empresa vai promover uma reestilização no visual. A nova Tracker foi flagrada pela equipe do site Auto Segredos, durante testes de rua realizados no estado do Piauí.

Logotipo da GM/Chevrolet em destaque no volante de um Camaro RS 2013
A Chevrolet é uma das marcas que mais vendem no país (conta com veículos que se tornaram clássicos por aqui, como o Celta e o Corsa) – Imagem: rafastockbr/Shutterstock

Uma Tracker reestilizada

  • A Chevrolet fará mudanças tanto na parte de fora como na parte de dentro.
  • O modelo terá faróis duplos e a frente ficará um pouco mais parecida com a Montana ou a Spin.
  • A grade principal mantém o mesmo tamanho, mas terá mais detalhes em formato de colmeia.
  • Já a traseira receberá um novo para-choque e lanternas um pouco diferentes.
  • Por dentro, a Tracker virá com um novo painel para abrigar a central multimídia – e deve ter um design próximo aos correspondentes chineses.
  • Em resumo, deve continuar um carro bem bonito – só que mais moderno.
  • Um upgrade necessário para enfrentar um mercado cada vez mais acirrado (sobre tudo com a chegada dos chineses e seus híbridos e elétricos).
Chevrolet Tracker Midnight 2024 (Imagem: divulgação/GM)
Essa é a Chevrolet Tracker Midnight 2024; modelo passará por algumas mudanças a partir do ano que vem (Imagem: divulgação/GM)

Uma tendência de mercado

A configuração híbrida/flex deve se tornar cada vez mais comum no mercado brasileiro.

A Tracker será o primeiro carro da Chevrolet a receber esse tipo de motorização. A marca, porém, já tem outros dois modelos na fila: a Montana e um inédito SUV do Onix devem receber a combinação nos próximos anos.

Como já escrevi em outro texto aqui do Olhar Digital, a chinesa GWM também planeja lançar carros desse tipo aqui no Brasil.

Havia uma certa resistência, mas os executivos foram convencidos por dois motivos principais. O primeiro é a questão ecológica: o etanol brasileiro é um combustível muito mais limpo do que a gasolina.

Etanol em um frasco
Especialistas apontam que o etanol deve ser cada vez mais importante em um mundo que busca a sustentabilidade em quase tudo – Imagem: ThamKC/Shutterstock

O outro ponto diz respeito ao gosto do brasileiro: tem gente por aqui que só compra o carro se ele for flex. Pode até abastecer só com gasolina, mas na hora de comprar prefere ter um veículo com as duas opções.

Além de Chevrolet e GWM, Volkswagen, Honda e Toyota, entre outras, também já se programaram para lançar modelos híbridos/flex nos próximos meses.

As informações são do UOL.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.