Novo sistema recuperou centenas de celulares roubados no Maranhão

A polícia adotou um sistema criado no Piauí e que prevê a intimação de pessoas que habilitaram celulares que foram roubados ou furtados
Alessandro Di Lorenzo24/10/2024 12h04
celulares-1-1920x1080
Imagem: pixelrain/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um sistema inovador utilizado no Piauí ajudou as autoridades na recuperação de celulares roubados e furtados. Agora, a mesma ferramenta está sendo utilizada no Maranhão e também tem apresentado resultados positivos.

Cerca de 2 mil pessoas foram intimadas pela polícia

Até agora, compradores de celulares roubados devolveram 450 aparelhos em território maranhense. No total, a Polícia Civil já intimou cerca de 2 mil pessoas para que devolvam aparelhos que tinham sido roubados ou furtados.

Estas pessoas recebem mensagens explicando a situação e pedindo que se apresentem as autoridades. As operadoras são obrigadas, por ordem judicial, a dar todas as informações dos usuários que habilitaram uma nova linha em celulares roubados ou furtados.

Quem devolve o aparelho, sai apenas com um registro de devolução voluntária (Imagem: Antonio Guillem/Shutterstock)

Nós temos dados objetivos em relação aos utilizadores daqueles aparelhos roubados ou furtados. Então, é importante essas pessoas aparecerem, pois, em tese, elas estão incorrendo em crime de receptação. A partir daí, elas têm a oportunidade de fazer os devidos esclarecimentos porque a gente sabe também que algumas pessoas adquirem esses aparelhos sem ter a noção de que se trata de um aparelho roubado ou furtado.

Luigi Conte, coordenador do Programa Meu Celular de Volta

Quem entrega o aparelho, sai apenas com um registro de devolução voluntária. Agora, a Polícia vai priorizar a identificação de quem revende os celulares. As informações são do G1.

Leia mais

Novo sistema reduziu número de roubos e furtos de dispositivos (Imagem: Alejandro J. Vivas/Shutterstock)

Sistema pioneiro de recuperação de celulares foi criado no Piauí

  • A ideia surgiu após a análise de toda a cadeia de comercialização de produtos roubados, que iniciam no assalto e terminam na compra de aparelhos roubados.
  • O trabalho das autoridades começa com a realização de buscas e verificação do IMEI do celular.
  • Após, os aparelhos recebem intimações de um número com selo de verificação da SSP alertando sobre a situação irregular.
  • O objetivo é incentivar as pessoas a devolverem os dispositivos.
  • Além disso, a polícia realiza operações com foco em lojas físicas ou virtuais que fazem a receptação de celulares roubados e a posterior revenda. 
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.