Imagem: pixelrain/Shutterstock
Um sistema inovador utilizado no Piauí ajudou as autoridades na recuperação de celulares roubados e furtados. Agora, a mesma ferramenta está sendo utilizada no Maranhão e também tem apresentado resultados positivos.
Até agora, compradores de celulares roubados devolveram 450 aparelhos em território maranhense. No total, a Polícia Civil já intimou cerca de 2 mil pessoas para que devolvam aparelhos que tinham sido roubados ou furtados.
Estas pessoas recebem mensagens explicando a situação e pedindo que se apresentem as autoridades. As operadoras são obrigadas, por ordem judicial, a dar todas as informações dos usuários que habilitaram uma nova linha em celulares roubados ou furtados.
Nós temos dados objetivos em relação aos utilizadores daqueles aparelhos roubados ou furtados. Então, é importante essas pessoas aparecerem, pois, em tese, elas estão incorrendo em crime de receptação. A partir daí, elas têm a oportunidade de fazer os devidos esclarecimentos porque a gente sabe também que algumas pessoas adquirem esses aparelhos sem ter a noção de que se trata de um aparelho roubado ou furtado.
Luigi Conte, coordenador do Programa Meu Celular de Volta
Quem entrega o aparelho, sai apenas com um registro de devolução voluntária. Agora, a Polícia vai priorizar a identificação de quem revende os celulares. As informações são do G1.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de outubro de 2024 12:04