Tesla diz ter boas notícias para os clientes em 2025

De olho em superar os concorrentes, Elon Musk confirma que o carro elétrico acessível está nos planos da montadora já para o começo de 2025
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 25/10/2024 05h52
Fachada da loja da Tesla
Imagem: Milos Ruzicka/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Tesla divulgou nesta semana seu relatório de lucros do terceiro trimestre, e junto dos resultados, a empresa reafirmou o plano de lançar um veículo elétrico (EV) “mais acessível” no primeiro semestre de 2025.

A montadora destacou a importância de tornar os EVs acessíveis para acelerar a transição para a energia sustentável.

Apesar de ter abandonado inicialmente o projeto de um veículo que seria mais barato, chamado “Model 2”, Elon Musk reafirmou o compromisso com um modelo mais acessível, embora não tenha esclarecido se será um carro totalmente novo ou uma versão do Model 3.

O CEO também mencionou que o Cybercab de dois lugares custará US$ 30 mil a partir de 2026.

Leia mais:

Fachada da Tesla
Montadora reunirá esforços para comercializar carros elétricos com valores menores (Imagem: Kittyfly/Shutterstock)

Antes do EV acessível, lucros da Tesla vão crescendo

  • A Tesla registrou um lucro líquido de US$ 2,2 bilhões em receita de US$ 25,2 bilhões, um aumento em relação ao ano anterior, superando expectativas.
  • As receitas com créditos regulatórios também foram fortes, sendo o segundo maior trimestre para a empresa nessa área.
  • As margens brutas, embora em recuperação, continuam em seu nível mais baixo em seis anos.

As entregas de veículos aumentaram, mas foram menores do que o esperado, levantando preocupações sobre uma possível desaceleração nas entregas anuais. A Tesla anunciou a produção de seu 7 milhão de veículo e o Cybertruck tornou-se o terceiro EV mais vendido nos EUA.

Musk previu um crescimento de 20-30% nas vendas de veículos no próximo ano, impulsionado por custos mais baixos e a introdução da autonomia.

No entanto, a Tesla enfrenta crescente concorrência, especialmente na China, e ceticismo sobre suas iniciativas de robôs e veículos autônomos. Após a divulgação do relatório de lucros, as ações da empresa se recuperaram um pouco após a queda pós-evento robotaxi.

Trimestre da Tesla foi de crescimento econômico – Imagem: Trygve Finkelsen/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.