Apple retoma posição forte no mercado chinês de smartphones

Lançamento do iPhone 16 ajuda a Apple a alcançar 15,6% de participação, marca que ainda é ligeiramente menor a do ano passado
Leandro Costa Criscuolo25/10/2024 16h43
Logo da Apple ao lado da bandeira da China
Em contrapartida, maçã vai abrir outras (Imagem: mundissima/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple voltou a figurar entre os cinco principais fornecedores de smartphones na China no terceiro trimestre, impulsionada pelo lançamento do iPhone 16. As informações são da CNBC.

Segundo dados da International Data Corporation (IDC), a empresa ocupou o segundo lugar no mercado, com uma participação de 15,6%, uma leve queda em relação aos 16,1% do ano passado.

Embora suas remessas tenham se mantido estáveis, a rival Huawei, em terceiro lugar, teve um crescimento significativo de 42% nas remessas, alcançando 15,3% do mercado.

Apple e Huawei em disputa acirrada

  • A competição entre Apple e Huawei intensificou-se desde o lançamento do Mate 60, que apresentou um chip avançado.
  • A Huawei, que enfrentou sanções dos EUA que limitaram seu acesso à tecnologia, está se recuperando e lançou novos dispositivos, incluindo o Mate XT.
  • A IDC destacou que a Huawei já acumula quatro trimestres consecutivos de crescimento de dois dígitos.
huawei
Huawei registra um impressionante aumento de 42% nas remessas (Imagem: Tada Images / Shutterstock.com)

Leia mais

Enquanto a Apple aposta na nova série de iPhones e no lançamento do Apple Intelligence, suas rivais chinesas, como Oppo e Honor, têm promovido suas próprias inovações em IA. O CEO da Apple, Tim Cook, visitou a China recentemente para fortalecer parcerias locais.

Em uma análise separada da Canalys, as remessas da Apple na China caíram 6% ano a ano, colocando-a em quinto lugar em participação de mercado, enquanto a Huawei foi classificada em segundo lugar, com um crescimento anual de 24% no terceiro trimestre.

design do iphone 16
O iPhone 16 tem sido responsável por uma melhora da participação da Apple no mercado chinês no terceiro trimestre do ano (Imagem: Apple)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.