Meta AI está te respondendo coisas erradas? Você não é o único

Chatbot está chegando ao Brasil, mas cometendo erros bobos; entenda
Rodrigo Mozelli25/10/2024 20h19, atualizada em 28/10/2024 21h50
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Aos poucos, os usuários brasileiros de Instagram, WhatsApp e Messenger estão recebendo o Meta AI, chatbot próprio da empresa de Mark Zuckerberg que compete com ChatGPT, Gemini e outros. Mas a ferramenta não começou muito bem no Brasil.

Isso porque, segundo relatos de usuários, a inteligência artificial (IA) confunde comandos, dá informações erradas e tem dificuldades com simples contas de matemática.

O Meta AI foi concebido pela Meta para competir diretamente com seus maiores rivais, sendo capaz de criar textos, planejar atividades por meio de comandos simples, e mais.

Meta AI está com problemas no Brasil

Viralizaram, nas redes sociais, alguns erros da IA da Meta. Por ora, ela vem se confundindo na hora de fazer contas, de criar imagens e sobre a cultura brasileira atual. Entenda mais a seguir:

  • Um exemplo de cálculo matemático que a ferramenta está com dificuldades em compreender tem a ver com qual número é maior. Para a IA da Meta, 9,11 é maior que 9,8 (mas 9,8 é o mesmo que 9,80);
  • Outra pessoa pediu que o recurso criasse uma imagem do Homem-Aranha plantando bananeira (ou seja, colocando-se de cabeça para baixo), mas ela compreendeu que a pessoa queria, literalmente, ver o super-herói plantando uma bananeira no solo;
  • A IA também enfrenta dificuldades com pessoas brasileiras famosas na internet na atualidade. Quando uma pessoa perguntou sobre a influenciadora Dora Figueiredo, o Meta AI afirmou que ela é uma personalidade política;
  • Ela também foi questionada sobre o bordão “Calma, calabreso”, criado pelo ator e humorista Toninho Tornado. A IA afirmou, contudo, que o apresentador Raul Gil é o criador do bordão.

Confira os erros a seguir:

Leia mais:

Reprodução de tela do Bluesky mostrando o que o Meta AI sabe de Dora Figueiredo
Chatbot da Meta trouxe informações inverídicas sobre a influenciadora Dora Figueiredo (Imagem: Reprodução/Bluesky)

Reprodução de tela com a resposta do Meta AI sobre o bordão "calma, calabreso"
Para o Meta AI, bordão “cala, calabreso” pertence ao apresentador Raul Gil (Imagem: Reprodução/Bluesky)

O que diz a Meta

Em nota, a Meta ressalta que seu sistema pode não ser perfeito no lançamento, assim como outros modelos similares (lembremos do Gemini, do Google, quando foi lançado e ainda se chamava Bard, por exemplo):

“Assim como em outros sistemas de IA generativa, os modelos podem oferecer respostas imprecisas ou inapropriadas, como indicamos dentro dos aplicativos. Estamos comprometidos em aprimorar essas funcionalidades à medida que elas evoluam e recebemos feedbacks de nossos usuários”, disse a big tech.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.