Imagem: Pawel Kacperek/istockphoto
Você provavelmente nunca experimentou e talvez nem tenha ouvido falar do óleo de fígado de bacalhau. Feito a partir do aquecimento do fígado do bacalhau e da captura do óleo que escorre neste processo, o produto é rico em vitamina D e vitamina A.
No início do século XX, esta era uma opção importante para evitar o desenvolvimento do raquitismo em crianças. A doença óssea pode causar convulsões e ataques cardíacos, e era muito comum no passado.
Leia mais
Mas os esforços de fortificação no Reino Unido encontraram um obstáculo desde o início. Casos de uma doença chamada hipercalcemia, na qual o excesso de cálcio no sangue forma cálculos renais e causa outros problemas, foram descobertos.
Isso levou os especialistas a suspeitar que as crianças estavam tendo uma overdose de vitamina D. A fortificação foi proibida na década de 1950, com exceção da margarina e da fórmula infantil. No entanto, o óleo de fígado de bacalhau não retornou.
Atualmente, quase 40% das crianças britânicas apresentam deficiência de vitamina D. Quase 30% dos adultos estão na mesma situação. O sul da Ásia também enfrenta o problema. As informações são da BBC.
Além do mais, o raquitismo está de volta. As internações hospitalares pela doença no Reino Unido estão aumentando e já atingiram o maior patamar em cinco décadas. Dessa forma, autoridades já estudam a volta dos programas de fortificação. E essa pode ser uma chance para o óleo de fígado de bacalhau retornar.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de outubro de 2024 14:42