Vai votar com o e-Título? Atenção com esse detalhe!

Verifique se o e-Título já está no seu celular e se está atualizado! O app fica indisponível nas lojas virtuais no dia da eleição
Bruno Capozzi26/10/2024 11h50, atualizada em 26/10/2024 12h39
e-titulo-1-1-1920x1080
Imagem: xm4thx/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O segundo turno das eleições municipais de 2024 será realizado neste domingo (27). Quem quiser votar usando o e-Título, precisa baixar o aplicativo até este sábado (26).

Como normalmente acontece, o app da Justiça Eleitoral fica indisponível nas lojas virtuais no dia da eleição — tanto para atualização, quanto para download. Por isso, atenção! Verifique se o seu app está no seu celular e atualizado.

O que é o e-Título?

O aplicativo funciona como um título de eleitor digital. Ele pode ser apresentado na hora da votação. Mas, há uma condição: essa possibilidade só é válida se a sua foto aparecer no app.

o que é o e-título e como acessá-lo no celular
e-Título pode ser usado como documento na votação. Imagem: Reprodução

Quais outros documentos posso usar para votar?

Há várias opções. É preciso que o documento tenha foto e seja oficial: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou, ainda, Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nada de celular na hora da votação!

É proibido ir à cabine de votação com objetos eletrônicos, como celulares, câmeras ou tablets, por exemplo.

Pessoa apertando o botão "Confirma" em uma urna eletrônica
(Imagem: Focus Pix/Shutterstock)

Como justificar a ausência nas eleições municipais?

O eleitor que não votar deverá apresentar uma justificativa eleitoral em até 60 dias após cada um dos turnos da votação. O procedimento poderá ser feito por meio do e-Título ou, ainda, a partir do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral.

O formulário, disponível em formato PDF, deverá ser preenchido e entregue nas mesas receptoras de votos ou de justificativas, que ficam nos locais divulgados pelos tribunais regionais eleitorais e pelos cartórios eleitorais.

Saiba mais clicando aqui.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.