Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E nesta semana, apresentamos mais duas imagens do “Cometa do Século”. Confiram:
“Cometa do Século” no céu do interior de SP

A primeira imagem mostra o Cometa Tsunchinshan-ATLAS se aproximando do Sol no último dia de setembro. O chamado “Cometa do Século” esteve em sua fase mais brilhante no momento em que passava na direção do Sol nos primeiros dias do mês de outubro. Antes disso ele brilhou nas madrugadas e desde o dia 12, ilumina os céus no início das noites. Nesta belíssima foto registrada em Bauru, no estado de São Paulo, o viajante gelado aparece mergulhando no crepúsculo matutino em direção ao Sol e, mesmo assim, exibindo sua extensa e brilhante cauda pelos céus.
Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/144
Contemplando o espetáculo celeste

No momento, o Cometa Tsuchinshan-ATLAS está se afastando da Terra, mas ainda está dando um verdadeiro show no céu, que foi magistralmente retratado na nossa segunda imagem registrada em Alto Alegre, município de Roraima. Visível a olho nu em locais escuros, o Cometa do Século está dividindo o lado oeste do céu com a região central da Via Láctea e com Vênus, o astro mais brilhante do céu noturno e com quem o cometa rivalizou em brilho no último dia 09. No centro da imagem, o astrofotógrafo aparece contemplando o espetáculo celeste que, embora menos luminoso, ainda deve estar em cartaz até o final deste mês.
Original em: @infinity_photoscape
APOD Brasil
As escolhas das Imagens Astronômicas desta Semana foram feitas a partir do site APOD Brasil (https://www.apodbrazil.com/), um portal mantido por astrônomos e entusiastas da fotografia, dedicado à divulgação das belezas do Cosmos. O APOD Brasil tem o objetivo de publicar uma fotografia astronômica a cada dia, divulgando o trabalho de brasileiros, e de outras nacionalidades, empenhados em revelar as maravilhas do nosso Universo. Os interessados em contribuir com o portal APOD Brasil, e também com as Imagens Astronômicas da Semana do Olhar Espacial, podem fazer isso através do formulário disponibilizado no site: https://www.apodbrazil.com/form.