Apple quer lançar aplicativo que monitora a glicose no sangue

Empresa realizou testes internos para ajudar na gestão da condição, enquanto investiga o potencial de tecnologias de saúde metabólica
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 28/10/2024 19h55
Tela inicial do iPhone após ser ligado; aparelho está na mão de uma pessoa
(Imagem: Wachiwit/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple está explorando há muito tempo a possibilidade de desenvolver um monitoramento não invasivo de glicose no sangue. Informações da Bloomberg revelaram que a empresa testou um aplicativo destinado a ajudar pessoas com pré-diabetes a gerenciar melhor sua condição.

Funcionários da Apple que se identificaram como pré-diabéticos participaram do teste, validando seu status por meio de exames de sangue. Eles monitoraram os níveis de açúcar no sangue usando dispositivos disponíveis no mercado e registraram como suas escolhas alimentares afetavam esses níveis.

O pré-diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue estão elevados, aumentando o risco de diabetes tipo 2. Embora não haja cura para o diabetes, o pré-diabetes pode ser revertido com mudanças na dieta e exercício.

Aplicativo ajudaria no controle da glicose

  • O aplicativo da Apple pretendia educar os usuários sobre o impacto de diferentes alimentos em seus níveis de açúcar, como, por exemplo, a combinação de carboidratos com proteínas para mitigar picos de glicose.
  • Apesar do potencial do aplicativo, o desenvolvimento foi pausado enquanto a Apple redireciona seus esforços para outros recursos de saúde.
  • No entanto, as descobertas desse projeto podem influenciar futuras tecnologias de saúde da empresa.
glicose no sangue
Métodos para medir a glicose no sangue atualmente ainda são considerados invasivos – Imagem: Me dia/Shutterstock

Leia mais:

A tendência de rastreamento da saúde metabólica está em ascensão, com empresas como Dexcom e Abbott lançando monitores contínuos de glicose (CGMs) para diversos públicos, incluindo pré-diabéticos. Startups como Nutrisense e Levels também estão utilizando dados de CGM para ajudar usuários a compreender a relação entre alimentação e níveis de açúcar.

Com isso, é compreensível o interesse da Apple nessa área, especialmente após anos de pesquisa sobre monitoramento não invasivo de glicose, um projeto que ainda deve levar tempo até ser finalizado.

Medidor de diabetes
Tecnologias para medição de níveis de açucar podem ganhar mais alternativas no futuro – Imagem: goffkein.pro/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.