Telescópio Espacial Hubble agora opera com apenas um giroscópio (Imagem: Vadim Sadovski/Shutterstock)
O Telescópio Espacial Hubble flagrou a galáxia espiral IC 3225. Segundo a NASA, ela parece como se tivesse sido lançada de um canhão e acelerou pelo Espaço “como um cometa com uma cauda de gás fluindo de seu disco atrás dele”.
“As cenas em que as galáxias aparecem do ponto de vista da Terra são fascinantes. Muitas parecem pairar calmamente no vazio do Espaço como se estivessem penduradas em uma corda, enquanto outras estrelam em situações muito mais dinâmicas”, relata a agência espacial estadunidense.
Leia mais:
Conforme uma galáxia se move pelo Espaço, o gás e a poeira que compõem esse meio intra-aglomerado criam resistência ao movimento da galáxia e exercem pressão sobre ela. Essa pressão é chamada pressão de aríete e pode retirar gás e poeira formadores de estrelas de uma galáxia, reduzindo, ou, até mesmo, interrompendo, a criação de novas estrelas.
Por outro lado, a pressão também pode fazer com que outras partes da galáxia se comprimam, podendo impulsionar a formação de estrelas. No caso da IC 3225, ela não está tão próxima do núcleo do aglomerado no momento, mas os astrônomos entendem que ela passou por remoção de pressão no passado.
A galáxia parece comprimida de um lado, com muito mais formação de estrelas na borda principal (localizada no canto inferior esquerdo), enquanto a extremidade oposta está esticada e fora de forma (no canto superior direito).
Estando em campo tão lotado, um contato próximo com outra galáxia também pode ter puxado a IC 3225 e criado essa forma, aponta a NASA. “A visão dessa galáxia distorcida é um lembrete das incríveis forças em ação em escalas astronômicas, que podem mover e remodelar galáxias inteiras”, completa a agência espacial estadunidense.
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de outubro de 2024 21:35