Imagem: Vipul Ramanuj/Nature
Pesquisadores descobriram uma nova espécie de cobra na região do Himalaia. Com narinas grandes e dezenas de dentes, o animal recebeu o nome de Anguiculus dicaprioi, uma homenagem ao astro de Hollywood e defensor do meio ambiente Leonardo DiCaprio.
De acordo com os cientistas, a cobra pode chegar a até 55 centímetros de comprimento, tem um cabeça curta e um focinho íngreme. Os primeiros exemplares desta espécie foram encontrados em estradas no estado de Himachal Pradesh, no norte da Índia.
A equipe revelou que os animais permaneceram imóveis até serem pegos e não fizeram nenhuma tentativa de morder. Essas cobras são mais ativas no período entre o final de maio e agosto e não são encontradas em outras épocas do ano.
Os pesquisadores confirmaram sua descoberta por meio de análise de DNA e descobriram que a nova espécie habita os estados indianos de Himachal Pradesh e Uttarakhand, além de regiões no vizinho Nepal.
A cobra foi encontrada pela primeira vez pelo cientista Virender Bhardwaj no quintal de sua casa no oeste do Himalaia durante o auge da Covid-19. A descoberta levou a uma investigação de três anos e que revelou que tratava-se de fato de uma nova espécie.
Acredita-se que a Anguiculus dicaprioi sobreviva em locais até 1.800 metros acima do nível do mar. As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Nature.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de novembro de 2024 14:03