Quase 180 metros e perigo extremo: conheça a caverna vertical mais profunda dos EUA

Conhecida como “poço fantástico”, a formação é altamente perigosa e já provocou a morte de alguns exploradores
Ana Julia Pilato29/10/2024 06h44
caverna-1920x1080
(Imagem: maradon 333/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O sistema de cavernas Ellison’s Cave, localizado na Geórgia, Estados Unidos, não apenas está entre os maiores do país – com cerca de 19 quilômetros de comprimento e 324 metros de profundidade -, mas também abriga sua caverna vertical mais profunda. Chamado de Fantastic Pit, o “poço fantástico” mergulha por impressionantes 179 metros.

Entenda:

  • Um dos maiores sistemas de cavernas dos EUA abriga, também, a caverna vertical mais profunda do país;
  • Com 179 metros, o poço recebeu o nome de Fantastic Pit (Poço Fantástico);
  • A formação das cavernas verticais acontece pela erosão da água da chuva ou outras fontes subterrâneas, que, com o CO2 do ar, se tornam ácidas o suficiente para desgastar as rochas;
  • A recomendação é de que apenas especialistas em cavernas e alpinistas experientes explorem o Fantastic Pit, já que a formação é bastante perigosa – e já provocou a morte de alguns aventureiros;
  • Com informações do IFLScience.
Ellison’s Cave é o maior sistema de cavernas dos EUA. (Imagem: RebelHikes/Wikimedia Commons)

Os poços ou cavernas verticais são formados pela erosão provocada pela água da chuva ou de outras fontes subterrâneas. Graças ao dióxido de carbono (CO2) presente no ar, essas águas acabam se tornando suficientemente ácidas para desgastar e esculpir as rochas ao longo dos anos.

Leia mais:

Caverna vertical mais profunda dos EUA é muito perigosa

Além de especialistas em cavernas (os chamados espeleólogos), a recomendação é de que apenas os alpinistas mais experientes se aventurem pelo interior de Ellison’s Cave, já que o sistema de cavernas é extremamente perigoso.

Caverna vertical de 179 metros é a mais profunda dos EUA. (Imagem: Thomson M/Wikimedia Commons)

E a recomendação não é à toa: em 2011, por exemplo, dois estudantes universitários morreram ao explorar a caverna. Um deles acabou ficando preso sob uma cachoeira de águas congelantes, e, ao tentar ajudá-lo, o colega também ficou preso e os dois morreram de hipotermia.

E se você ficou curioso para saber qual é, de fato, a caverna mais profunda do mundo inteiro, saiba que atualmente esse posto pertence à Veryovkina, localizada na costa leste do Mar Negro. A impressionante caverna conta com nada menos que 2,2 quilômetros de profundidade.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.