Siga o Olhar Digital no Google Discover
A Alphabet, controladora do Google, anunciou nesta terça-feira (29) os resultados fiscais do terceiro trimestre de 2024. A empresa conseguiu superar as estimativas impulsionada pela IA, seus negócios na nuvem, bem como um salto na receita de publicidade digital.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Segundo declaração do CEO Sundar Pichai, os resultados mostram que os investimentos em IA estão “dando resultado”, bem como as vendas nas áreas de busca e nuvem.
Os resultados da Alphabet no terceiro trimestre de 2024
- A receita da plataforma de nuvem do Google (Google Cloud) cresceu 35%, para US$ 11,35 bilhões no terceiro trimestre, superando a estimativa dos analistas de US$ 10,86 bilhões;
- A Alphabet também superou as expectativas de lucro, com ganhos de US$ 2,12 por ação, em comparação com a estimativa média de mercado de US$ 1,85, segundo a LSEG (London Stock Exchange Group);
- As vendas de publicidade digital — a maior fatia da receita total da Alphabet — aumentaram de US$ 59,65 bilhões para US$ 65,85 bilhões;
- Isso inclui as vendas de anúncios do YouTube, que aumentaram 12% para US$ 8,92 bilhões;
- A receita total da Alphabet, por sua vez, subiu 15%, para US$ 88,27 bilhões no período de julho a setembro, enquanto os analistas esperavam US$ 86,30 bilhões;
- Como resultado, as ações da Alphabet subiram 4,4% nas negociações após o expediente. No acumulado anual, os papéis da empresa já subiram quase 22%.

Leia mais:
- SafeSearch: o que é e para que serve navegação segura do Google?
- Como medir distâncias no Google Maps
- Gemini Ultra, Pro, Flash e Nano: saiba a diferença entre modelos de IA do Google
Vale destacar que este foi o ritmo de crescimento mais rápido alcançado pela big tech em oito trimestres, o que também passa pelo salto no investimento em nuvem por parte de outras empresas, algo essencial para impulsionar tantas novas tecnologias alimentadas por inteligência artificial.
Por fim, a posição dominante do Google no mercado de publicidade digital ajudou a atrair investimentos em marketing. Os resultados trimestrais também receberam um impulso em vista do aumento dos gastos políticos antes da eleição presidencial dos EUA e das Olimpíadas de Paris de 2024, informa a Reuters.