Fala AI: as IAs ameaçam o Google?

As inteligências artificiais ameaçam o domínio do Google no setor de buscas? Assunto para Roberto Pena Spinelli
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 29/10/2024 21h38
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Terça-feira é dia da coluna Fala AI no Olhar Digital News. Roberto Pena Spinelli, que é físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial, repercute os principais assuntos da semana no setor de tecnologia. 

As IAs ameaçam o Google?

Após enfrentar desafios devido a um recurso de privacidade da Apple, a Meta busca reduzir sua dependência do Google e da Microsoft. Segundo o site The Information, a empresa está desenvolvendo um mecanismo de busca para seu chatbot e recentemente fez uma parceria com a Reuters para aprimorar suas respostas em notícias. Por que a Meta apostaria em um buscador próprio? E com as inteligências artificiais, existe alguma ameaça ao domínio do Google?

IA do X/Twitter entende imagens (e piadas)

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, adicionou compreensão de imagens ao Grok, chatbot do X, antigo Twitter. O bilionário disse, numa postagem na rede social, que a IA agora entende piadas também graças a essa nova capacidade. E segundo o The Wall Street Journal, a xAI está em negociações com investidores para uma rodada de financiamento que a avaliaria em cerca de 40 bilhões de dólares. Por que pouco falamos da xAI na comparação com outras IAs?

Acompanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.