Android 16 chegará mais cedo que o esperado; saiba mais

O Android 16 será lançado no segundo trimestre de 2025, trazendo melhorias na Play Store e novos recursos para desenvolvedores
Ana Luiza Figueiredo31/10/2024 16h30, atualizada em 31/10/2024 21h33
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google confirmou que o Android 16, com o codinome “Baklava”, será lançado no segundo trimestre de 2025. Essa mudança representa uma alteração significativa no cronograma habitual da empresa, que, nos últimos dez anos, costumava liberar grandes atualizações do sistema no terceiro trimestre, após um longo período de testes para desenvolvedores e testadores beta.

A decisão de antecipar o lançamento visa alinhar melhor a nova versão do sistema operacional com o cronograma de lançamentos de dispositivos dentro do ecossistema Android.

A expectativa é que, com essa mudança, mais aparelhos possam receber a atualização principal do Android de forma mais rápida, resolvendo uma questão que tem sido um desafio desde 2016, quando muitos dispositivos de terceiros aguardavam meses para receber as novidades.

Mudanças no cronograma de lançamentos do Android

A nova abordagem do Google tem como objetivo facilitar que mais fabricantes lancem dispositivos com as capacidades mais recentes desde o primeiro dia. A empresa planeja um grande lançamento no segundo trimestre, acompanhado de uma atualização menor do SDK no quarto trimestre.

cronograma de lançamento do Android
(Imagem: Google / Divulgação)

Essa atualização menor será semelhante às liberações trimestrais atuais, que introduzem novos recursos sem alterar significativamente os sistemas subjacentes.

Melhorias na Play Store e desenvolvimento

Além da atualização do Android 16, o Google também está promovendo melhorias na Play Store. Os usuários poderão compartilhar suas preferências para receber recomendações personalizadas de novos aplicativos, assim como já acontece com os jogos.

No campo do desenvolvimento, a empresa adicionará mais recursos de IA do Gemini no Android Studio, permitindo que os desenvolvedores “escrevam, refatoram e documentem” códigos de forma mais eficiente.

Alternativas para o aplicativo Google Play Store
Play Store também receberá melhorias. (Imagem: Shutterstock)

Benefícios da nova programação

Com a nova programação, a expectativa é que aplicativos consigam suportar novos recursos, como notificações contínuas semelhantes às “Live Activities” do iPhone.

Essa mudança poderá resultar em um impulso na compatibilidade, uma vez que mais dispositivos estarão prontos para utilizar essas funcionalidades assim que o Android 16 for lançado. Assim, o Google espera que a atualização traga melhorias significativas para todos os usuários do ecossistema Android.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: