Chuva de meteoros Táuridas do Sul atinge o pico esta noite. C´redito: Nazarii_Neshcherenskyi - Shutterstock
Novembro é o mês que pode colocar Elon Musk e Jeff Bezos em mais um capítulo de sua disputa espacial. Se tudo sair como o esperado, o foguete New Glenn, maior modelo da Blue Origin, pode voar ainda este mês. O mesmo vale para a Starship, da SpaceX, o maior foguete do mundo deve fazer um novo voo. Este mês ainda conta com algumas chuvas de meteoros.
É preciso salientar que todas as datas e horários informados têm como referência um observador baseado em Brasília (DF) e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com cada localidade.
1 de novembro: Lua Nova às 9h48.
4 de novembro: Pico da Chuva de Meteoros Táuridas do Sul. Essa chuva acontece todo ano entre os dias 20 de setembro e 20 de novembro, com o pico no dia 4 de novembro. Os meteoros dessa chuva são lentos, mas eventualmente brilhantes. Será possível ver até 10 meteoros por hora.
9 de novembro: Lua Crescente às 02h56.
Leia mais:
15 de novembro: Lua Cheia às 18h28.
16 de novembro: Em 16 de novembro, Urano atingirá a oposição. Situado na constelação de Touro, ele será visível por boa parte da noite, atingindo seu ponto mais alto no céu por volta da meia-noite. Em geral, a melhor época do ano para se observar um planeta é durante sua oposição, que é quando ele está do lado oposto do Sol em relação à Terra (que fica entre os dois corpos celestes).
16 de novembro: A Chuva de Meteoros Leônidas tem pico entre os dias 16 e 17 de novembro. O mais legal é que o fenômeno poderá ser visto a olho nu de qualquer lugar do Brasil onde o céu estiver aberto, sem nuvens. Embora normalmente seja possível ver de 10 a 15 meteoros por hora, essa chuva costuma surpreender. Já houve anos com um surto de intensidade incomum, com o registro de centenas deles a cada hora.
22 de novembro: Lua Minguante dia 22 às 22h29.
New Glenn: O lançamento do foguete New Glenn-1, batizado em homenagem ao astronauta John Glenn, que se tornou o primeiro norte-americano a orbitar a Terra em 1962, marca um passo significativo para a Blue Origin. A empresa aeroespacial de Jeff Bezos vem desenvolvendo o veículo há mais de uma década. Com 98 metros de altura, este será um dos foguetes mais altos e potentes do mundo, capaz de transportar até 45 toneladas métricas de carga para a órbita baixa da Terra. O lançamento será realizado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A New Glenn levará a nova plataforma de espaçonave Blue Ring da empresa. A data, no entanto, ainda não está definida.
Starship: Após um voo surpresa em outubro, o maior foguete do mundo pode voar novamente em novembro. Elon Musk está com pressa para testar a Starship após o bem-sucedido lançamento em outubro. Agora, os objetivos devem ser ainda mais ousados na nova decolagem desse gigante. Resta, entretanto, definir uma data.
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de outubro de 2024 18:09