Peixe com “asas” usa suas pernas como se fossem línguas

O Prionotus carolinus conta com seis pernas cobertas por papilas sensoriais, o que possibilita que ele procure comida no fundo do mar
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Flavia Correia 04/11/2024 11h27, atualizada em 04/12/2024 15h36
peixe
Prionotus carolinus (Imagem: Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Algumas espécies de animais fascinam por suas capacidades surpreendentes. Outras chamam a atenção pela bizarrice. Este é definitivamente o caso do Prionotus carolinus, um peixe que habita as águas rasas do Atlântico ocidental.

Esses animais possuem nadadeiras que mais se parecem com asas, o que deu a eles o apelido de “peixe alado”. Além disso, contam com seis pernas, semelhantes a caranguejos, usadas para andar e procurar comida.

Peixe possui papilas sensoriais nas pernas

  • O Prionotus carolinus é tão bom em procurar alimento que várias outras criaturas marinhas seguem esses peixes em busca de migalhas.
  • Os cientistas não sabiam exatamente o porquê disso.
  • Mas um recente estudo descobriu que o animal usa suas pernas como se fossem línguas.
  • Isso acontece porque as patas do peixe são cobertas por papilas sensoriais, o que possibilita que ele procure comida no fundo do mar.
  • As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista ScienceDaily.
peixe alado
Prionotus carolinus em desenho (Imagem: Morphart Creation/Shutterstock)

Leia mais

Pernas também são usadas para cavar

De acordo com os pesquisadores, a espécie desenvolveu as pernas usando os mesmos genes que contribuem para o desenvolvimento dos membros humanos. Depois, no entanto, reaproveitou esses órgãos para encontrar presas usando os mesmos genes que nossas línguas usam para saborear a comida.

Em outras palavras, essas criaturas praticamente lambem o chão em busca de sinais de comida. Dessa forma, elas podem detectar a presença de mexilhões, por exemplo. As pernas ainda são controladas por músculos distintos e têm a forma de pás para ajudar os peixes a cavar.

fundo do mar, oceano
Espécie usa as pernas para “lamber” o fundo do mar em busca de alimento (Imagem: Shutterstock/Damsea)

Nem todos esses peixes, no entanto, são adaptados para cavar e degustar. Existem diferenças nas estruturas sensoriais encontradas nas pernas dessas criaturas, indicando a existência de vários níveis de inovação evolutiva na espécie. De fato, o Prionotus carolinus é bastante interessante (e bizarro!).

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Ícone tagsTags: