Na semana passada, durante uma palestra privada na Filadélfia, nos EUA, um ex-oficial de inteligência do Pentágono apresentou aquilo que seria – em suas próprias palavras – uma “foto real” de uma “nave-mãe” sobrevoando Bucareste, capital da Romênia, em 2022. A imagem do OVNI mostrada por Luis Elizondo, entretanto, era falsa.
Entenda:
- Na semana passada, um ex-oficial de inteligência do Pentágono apresentou a foto de um OVNI avistado em Bucareste, capital da Romênia, em 2022;
- Usuários das redes sociais logo descobriram que, na verdade, tratava-se de uma imagem falsa que sequer foi tirada em Bucareste;
- Além disso, o tal OVNI provavelmente não passava de um lustre;
- O oficial reconheceu seu erro e afirmou não saber que se tratava de uma imagem falsa, dizendo ainda que recebeu a foto de “um amigo do governo”;
- Com informações do The Byte.

Um trecho da palestra foi publicado no X (antigo Twitter) pelo diretor e jornalista investigativo Steven Greenstreet. No vídeo, podemos ver Elizondo dizendo: “Adivinhem o que vimos na Romênia em 2022?”, e, depois, afirmando que a foto vinha “da Embaixada dos EUA”.
Leia mais:
- Pilotos veem OVNIs misteriosos (e rápidos) no Brasil
- Tecnologia aprimora busca por Ovni em lago congelado da Noruega
- OVNIs: NASA não reconhece origem extraterrestre em avistamentos
Ex-oficial do Pentágono se desculpou por foto de OVNI falsa
Após a apresentação de Elizondo, descobriu-se não apenas que a foto sequer havia sido tirada em Bucareste, mas que a tal nave espacial provavelmente não passava de um lustre. Além disso, o caçador de OVNI’s John Greenewald Jr. também conseguiu rastrear a verdadeira fonte da imagem: um grupo do Facebook chamado Mysterious Ancient Discoveries.

Logo depois das descobertas, Elizondo também usou seu perfil na rede social para dizer que não sabia que se tratava de uma imagem falsa. “Uma foto fornecida por um amigo do governo há alguns anos foi apresentada por mim há dois dias em nosso compromisso na Filadélfia”, escreveu.
“Excelente trabalho para quem resolveu isso e um grande obrigado! […] Como vocês sabem, sempre assumirei meus erros. Uma boa lição aqui, só porque alguém do governo me deu algo, a devida diligência e o escrutínio são sempre uma boa ideia”, completou o ex-oficial.