O lançamento do Pix por aproximação para usuários da Carteira do Google ou Google Wallet, a carteira digital do Google, foi confirmado nesta segunda-feira (4). A novidade permite realizar pagamentos aproximando o celular da maquininha de cartão sem precisar abrir o app do seu banco.
O anúncio aconteceu na sede da gigante de buscas, em São Paulo, e contou com a presença do presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto.
Como funciona o pagamento no Pix por aproximação?
- Segundo Campos Neto, uma pesquisa realizada pelo BC revelou que muitos brasileiros ainda deixam de usar o Pix “porque era mais simples só aproximar o cartão”. O recurso oferece a mesma praticidade.
- A nova forma de pagamento por Pix irá funcionar usando carteiras digitais e sem precisar abrir o aplicativo do seu banco;
- A modalidade de pagamento estará disponível na maquininha e deve ser escolhida pelo vendedor;
- Ao aproximar o celular da maquininha, basta conferir o valor e aproximar o telefone para confirmar o pagamento;
- Para o consumidor utilizar o Pix por aproximação, basta cadastrar a conta bancária no Google Wallet – atualmente disponível para aparelhos Android;
- A funcionalidade está sendo disponibilizada gradualmente aos clientes;
- Vale mencionar que a nova modalidade estava prevista para chegar apenas a partir de fevereiro de 2025, mas já foi disponibilizado por alguns bancos.

O Pix por aproximação promete trazer vantagens para pagadores e recebedores. Para empresas – especialmente lojistas – receber via Pix significa valor caindo na conta na hora. A modalidade tem ainda tarifas reduzidas na comparação com outros meios de pagamento.
A nova funcionalidade também trará economia de tempo, permitindo que o atendimento e finalização do pagamento seja mais rápido.
Quem já pode usar a nova modalidade do Pix?
Como mencionado antes, clientes de alguns bancos e instituições já podem usar o Pix por aproximação. A lista inclui nomes como o C6 Bank, PicPay e Itaú — que foi o primeiro banco a anunciar a oferta da modalidade por meio das maquininhas da Rede (as “Laranjinhas“).
O Pix por aproximação chega para transformar a forma com que os brasileiros o utilizam nas transações presenciais. Acreditamos muito nesse potencial e no impacto positivo que ele trará para toda a cadeia de pagamentos.
Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco.

Vale recordar que o Banco do Brasil testou o Pix por aproximação em outubro, mas de forma limitada. É esperado que o BB também libere o recurso para todos os clientes este mês, embora sem integração com carteiras digitais. O cliente ainda terá que usar o aplicativo para confirmar os pagamentos.
Apple e Samsung também negociam com o Banco Central (BC) para oferecer o Pix por aproximação por meio das carteiras digitais Apple Pay e Samsung Pay, respectivamente.
Leia mais:
- Pix: nova modalidade já está valendo; veja qual e como funciona
- Pix automático: Santander será o primeiro a oferecer o serviço
- Pix: medida simples aumenta a segurança contra vazamentos
Novas regras do Pix já estão valendo
A partir do dia 1º de novembro, o Pix também recebeu novas regras. As mudanças foram anunciadas pelo Banco Central e visam aumentar a proteção dos usuários e reduzir a incidência de fraudes. Confira aqui o que muda.