Marisa Silva 4 de novembro de 2024
Estes são alguns destaques da edição desta segunda-feira (04):
Muitos veem o voto como um dever cívico, mesmo em países onde não é obrigatório. As pessoas se empenham para exercer seu direito de escolher representantes, mas, às vezes, as circunstâncias complicam essa tarefa. Por exemplo: como os astronautas fazem para votar lá do espaço?
Em 2023, como parte do projeto Sign In Space, que visa envolver cientistas cidadãos para traduzir sinais extraterrestres, a sonda Trace Gas Orbiter (TGO), da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), enviou à Terra um sinal que simulava um primeiro contato com alienígenas. Um ano depois, uma dupla formada por pai e filha finalmente desvendou o sinal.
Neste domingo (3), os taikonautas (designação para astronautas da China) Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu, membros da missão Shenzhou-18, retornaram à Terra após seis meses a bordo da estação espacial chinesa, Tiangong.
Cientistas vem alertando sobre o possível colapso do sistema de correntes oceânicas do Atlântico. Isso ameaçaria o equilíbrio climático da Terra, com consequências drásticas para o transporte de calor e a distribuição de chuvas em grande parte do planeta.
Áreas verdes podem resfriar em até 5 °C a temperatura do ar em ambiente urbano. É o que mostra um estudo internacional com participação da Universidade de São Paulo (USP), que revisou 202 artigos científicos sobre o assunto.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de novembro de 2024 21:04