Túmulo revela rituais de sacrifício humano no Peru

A descoberta é a mais recente de vários locais de sacrifício que teriam relação com os Chimú, uma grande civilização que antecedeu os incas
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Flavia Correia 05/11/2024 15h07, atualizada em 04/12/2024 15h37
tumulo-1-1920x1080.png
Túmulo descoberto no Peru. Imagem: Programa Arqueológico de Huanchaco
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Arqueólogos localizaram um túmulo de 700 anos contendo os restos mortais de 76 crianças e dois adultos. A descoberta é a mais recente de vários locais de sacrifício encontrados em Pampa La Cruz, perto da cidade costeira de Trujillo, no noroeste do Peru.

Todos os locais estão ligados aos Chimú, uma grande civilização que prosperou na região dos séculos XII ao XV. Esse povo antecedeu os incas e é conhecido por suas obras de arte e tecidos.

Corpos foram enterrados junto com materiais valiosos

  • Segundo os pesquisadores, as crianças foram enterradas nuas, com suas roupas perto delas.
  • Seus peitos foram abertos, deixando o coração exposto.
  • No local, também foram encontrados pedaços de prata e cobre que podem ter sido costurados nas roupas das crianças, bem como enfeites de orelha e conchas de Spondylus.
  • Esses materiais eram mais valiosos do que o ouro naquela cultura.
  • As informações são do Live Science.
Concha encontrada junto a corpos enterrados (Imagem: Programa Arqueológico de Huanchaco)

Leia mais

Vítimas foram trazidas de outros locais

A equipe de arqueólogos afirma que a presença das conchas foi o primeiro indício da conexão deste túmulo com rituais de sacrifício. Com base em uma análise mais aprofundada das outros 76 corpos encontradas em 2022 no mesmo local, os pesquisadores determinaram que todas as vítimas tinham modificações cranianas, nas quais o crânio maleável de uma criança foi alongado usando tábuas ou lenços de cabeça.

Esses detalhes levaram a uma investigação das origens das vítimas. Foram examinados isótopos, ou variações de elementos, nos restos mortais dos indivíduos que forneceram pistas de onde aquelas pessoas sacrificadas eram.

Esqueletos localizados no local foram analisados (Imagem: Programa Arqueológico de Huanchaco)

As crianças e suas famílias podem ter sido raptadas pelos Chimú e trazidas para o local em Pampa la Cruz para construir sistemas de irrigação. Uma vez que essas estruturas foram concluídas, as pessoas provavelmente foram sacrificadas com o objetivo de fortalecer a terra.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.