Por que, em algumas noites, acordamos naturalmente às 3 da manhã?

Entenda os ciclos do sono, as armadilhas da mente ansiosa e descubra técnicas de mindfulness para recuperar a tranquilidade noturna
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 05/11/2024 07h30
Mulher deitada na cama olhando para o teto com os braços cruzados atrás da cabeça
(Imagem: Lysenko Andrii/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Muitos de nós já nos pegamos acordados às 3 da manhã, pensando em questões aleatórias e preocupações. O site IFL Science esclarece: essa experiência é mais comum do que imaginamos.

Na verdade, a maioria das pessoas acorda várias vezes durante a noite, mas só notamos isso quando nossa mente começa a divagar em um ciclo de ansiedades.

Durante o sono, passamos por vários ciclos que incluem fases de sono leve, sono profundo e a fase de movimento rápido dos olhos (REM).

Esse ciclo leva cerca de quatro horas, o que significa que, se você dorme às 23h, é natural estar acordado por volta das 3h. Idealmente, essas interrupções devem durar apenas alguns momentos, mas se nos deixamos levar por pensamentos negativos, podemos ficar acordados por longos períodos.

Ciclos do sono podem fazer com que acordemos no meio da noite – Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock

Embora o estresse não seja a causa direta de acordarmos à noite, ele pode transformar preocupações passageiras em crises emocionais. Às 3 da manhã, nossa capacidade de raciocínio é reduzida, fazendo com que nossos problemas pareçam muito mais graves do que realmente são.

Leia mais:

Como relaxar e conseguir voltar a dormir

  • O psicólogo Greg Murray explica que, à noite, sentimos que não há nada que possamos fazer para resolver nossas questões, levando a um ciclo de preocupação contínua.
  • Para lidar com isso, Murray recomenda a prática de meditação mindfulness. Ao focar na respiração ou nos sentidos, podemos acalmar a mente e diminuir a probabilidade de ficarmos presos em um ciclo de preocupação.
  • Se isso não funcionar, ele sugere ler um livro como uma forma de desviar a atenção e facilitar o retorno ao sono. Essa abordagem pode ajudar a restaurar a tranquilidade necessária para uma boa noite de descanso.
Preocupações que surgem no meio da madrugada podem afetar a qualidade do nosso sono – Imagem: Vitória Lopes Gomez (gerada com IA)/Olhar Digital
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.