Ações da Tesla disparam após vitória de Trump

Nesta quarta-feira (06), as ações da Tesla subiram 15% com a possibilidade dos EUA reduzirem os incentivos fiscais para veículos elétricos
Alessandro Di Lorenzo06/11/2024 15h45
Fachada da loja da Tesla
Imagem: Milos Ruzicka/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Não é segredo para ninguém que Elon Musk apoiou a candidatura de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. O empresário sul-africano inclusive fez campanha ativa no X (antigo Twitter), sua plataforma de mídia social.

Por isso, não surpreende que a vitória do republicano nas eleições tenha repercutido positivamente para uma das empresas de Musk. Nesta quarta-feira (06), as ações da Tesla subiram 15% nas operações de pré-mercado.

Musk deve ter papel consultivo no governo dos EUA

Durante a campanha, Trump prometeu estabelecer uma comissão de eficiência governamental liderada por Musk, caso fosse eleito, aumentando as expectativas do mercado para uma aproximação política entre ambos. Já em seu discurso de vitória, o republicano voltou a fazer elogios a Musk e chamou o bilionário de “super gênio” e “uma nova estrela”.

Tesla
Musk pode ter papel consultivo no governo de Trump (Imagem: kovop/Shutterstock)

Segundo analistas, ainda há incertezas sobre a continuidade dos subsídios para veículos elétricos, mas a expectativa é que Trump adote uma política mais conciliatória com o setor, especialmente considerando o possível papel consultivo de Musk. Caso os EUA reduzam os incentivos fiscais para veículos elétricos, a Tesla teria uma vantagem competitiva sobre outras fabricantes caso.

Lembrando que ao final do mês passado, Elon Musk já havia manifestado otimismo para 2024. Ele projetou um crescimento de 20% a 30% nas vendas de veículos Tesla no próximo ano.

Leia mais

Aproximação política entre Trump e Musk geraram otimismo no mercado financeiro (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Outras montadoras registraram queda

  • A alta pós resultado das eleições norte-americanas é expressiva e coloca as ações da Tesla próximas a maior marca do ano, US$ 289,99.
  • Desde janeiro, os papéis da empresa registram aumento de 14%.
  • Por outro lado, as fabricantes de automóveis registraram quedas.
  • A BMW, por exemplo, chegou a cair 6,7% devido aos resultados trimestrais decepcionantes e à preocupação com as ameaças de Trump de aumentar as tarifas sobre carros importados.
  • As ações da Volkswagen, Mercedes-Benz e Porsche também recuaram nesta quarta.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.