Esta mariposa tem a língua mais longa entre os insetos; saiba quanto ela mede

A espécie Xanthopan praedicta vive na ilha de Madagascar e utiliza sua imensa língua para conseguir alcançar o néctar de algumas plantas
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 07/11/2024 06h08
mariposa-1-1920x1080.png
Imagem: Museu de História Natural de Londres
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Algumas características animais impressionam. Mas nada na natureza é por acaso. Segundo a teoria da evolução de Charles Darwin, o ambiente molda algumas necessidades para a sobrevivência e apenas os mais aptos são selecionados.

É por causa disso, por exemplo, que existem muitas espécies com línguas enormes. Ter essa parte do corpo maior do que o normal é fundamental para se manter vivo, já que ela é utilizada para buscar alimento. Mas o quão grande uma língua pode ser?

Inseto que vive em Madagascar foi aposta de Darwin

  • Em 1862, Darwin analisou uma orquídea malgaxe (Angraecum sesquipedale) e verificou que ela tinha um tubo de néctar medindo 30 centímetros de comprimento.
  • Ele ficou impressionado e começou a pensar em que inseto em potencial teria condições de beber aquele néctar.
  • Cinco anos depois, Alfred Russell Wallace sugeriu uma resposta.
  • O cientista escreveu para Darwin e afirmou que apenas uma mariposa existente em Madagascar seria capaz daquele feito.
  • Os dois concordaram e, obviamente, estavam certos.
Darwin sugeriu que a mariposa tivesse uma língua enorme, e estava certo… (Imagem: Nicku/Shutterstock)

Leia mais

Afinal, quando mede a língua desta criatura?

Este inseto em questão demorou para ser totalmente compreendido. Por volta de 1903, pensava-se que a criatura era uma subespécie da mariposa esfinge Morgan (Xanthopan morganii). No entanto, pesquisadores confirmaram que tratava-se de uma espécie nova chamada Xanthopan praedicta.

A maioria das medições da espécie foi tirada de museus e coleções particulares, embora em março de 2020, as medições tenham sido feitas cuidadosamente em mariposas vivas, desenrolando suas línguas com um alfinete.

O resultado foi impressionante. A análise de um espécime confirmou que ele tinha um comprimento de língua de 28,5 centímetros, muito mais do que outros insetos “parentes”. Esta é a maior marca conhecida para um animal do tipo.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.