Estes são alguns destaques da edição desta quinta-feira (07):
Nesta quarta-feira (6), o Sol passou por nova explosão de classe X2.3, provocando apagões de rádio. A erupção solar foi liberada em região de manchas solares, chamada de AR 3883, às 10h40 (horário de Brasília).
O aumento das tensões globais, com guerras sendo travadas no Oriente Médio e na Europa, também afeta o espaço. Hoje, já existem várias iniciativas globais espaciais. É o caso da Wideband Global Satcom (WGS), uma rede de satélites operada pelo exército dos Estados Unidos em parceria com países aliados.
Pesquisadores da Universidade de Toronto mediram o impacto do uso de inteligência artificial na criatividade humana. O estudo experimental fez testes com os chamados “large language models” (LLMs), sistemas de IA que geram textos prontos, em quatro cenários diferentes.
A Nasa vai lançar em abril de 2025 um telescópio espacial capaz de detectar, pela primeira vez, 102 cores de centenas de milhões de estrelas e galáxias. A missão SPHEREx terá como objetivo desvendar mistérios da origem das galáxias e da água a partir de conceitos da astronomia infravermelha.
A mineração de asteroides está cada vez mais perto de se tornar realidade. A empresa norte-americana AstroForge acaba de receber a primeira licença comercial para operar e se comunicar com uma espaçonave no espaço profundo – que, segundo a União Internacional de Telecomunicações, se inicia a mais de dois milhões de quilômetros da Terra.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
Esta post foi modificado pela última vez em 7 de novembro de 2024 21:25