Piracanjuba usa IA para recriar fotos de pessoas desaparecidas

As imagens são feitas a partir de um recurso de progressão de idade gerada pela IA e estampam as caixas de leite da marca
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Ignacio de Lima 12/11/2024 14h27
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Imagem: divulgação/Piracanjuba
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A inteligência artificial está sendo utilizada para atualizar e divulgar o rosto de pessoas desaparecidas. A tecnologia faz parte de uma nova campanha da Piracanjuba, em parceria com o Movimento Mães da Sé, para tentar encontrar estes indivíduos.

As imagens, feitas a partir de um recurso de progressão de idade gerada pela IA, estampam nas caixas de leite da marca. A embalagem do produto também conta com a idade atual, a informação do último local onde a pessoa foi vista, e uma foto antiga do desaparecido.

Iniciativa tem como objetivo ajudar a encontrar desaparecidos

  • A divulgação das imagens nos produtos começou em outubro deste ano.
  • Este tipo de campanha é comum em países como os Estados Unidos, mas é a primeira vez que é utilizada no Brasil.
  • Apenas no ano passado, cerca de 80.317 pessoas foram registradas como desaparecidas no país.
  • O número representa um crescimento de 3,2% com relação ao ano de 2022, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
  • Dessas, 52.970 já foram localizadas.

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IA é utilizada para refinamento da imagem

O processo de criação das imagens envolveu um estudo cuidadoso de fotos antigas das pessoas. O trabalho leva de 4 a 5 horas e é feito com auxílio de diferentes aplicativos. A IA é utilizada para o refinamento da imagem e para a formação de resultados mais realistas.

O primeiro lote da campanha divulgou fotos de 19 pessoas. Novos lotes com as imagens de outros indivíduos já estão sendo produzidos, priorizando a imagem de crianças desaparecidas há mais de cinco anos. Até o momento, nenhuma das pessoas que estampam as caixas de leite foi encontrada.

Piscila Belfort desapareceu no Rio de Janeiro em 2004 e estampa uma das imagens que fazem parte do projeto (Imagem: divulgação/Piracanjuba)

Em nota, o Grupo Piracanjuba reforçou que a ação busca gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas. É possível entrar em contato com a Mães da Sé para notificar o reconhecimento de qualquer um dos desaparecidos clicando aqui.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.