BYD pode tirar Ford do ranking das dez maiores montadoras do mundo

A BYD pode ultrapassar a Ford em volume de vendas anuais, o que consolidaria a empresa como uma das potências globais do setor automotivo
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 13/11/2024 05h50, atualizada em 04/01/2025 16h20
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A BYD já é a líder de vendas de veículos na China, mas tem aumentado sua participação também em outros mercados. O crescimento é tão grande que a empresa chinesa deve superar a Ford em volume de vendas anuais num futuro próximo.

Se esta previsão se confirmar, a BYD entrará para o grupo das dez maiores montadoras do mundo. Isso consolidaria a posição da empresa como uma das potências globais do setor automotivo.

Meta da BYD é ambiciosa

  • Em outubro de 2024, a BYD alcançou um novo recorde de vendas.
  • Foram 534.003 veículos elétricos e híbridos plug-in comercializados.
  • O número coloca a empresa quase no mesmo patamar da Ford no acumulado do ano.
  • A montadora norte-americana, que divulga suas vendas globais apenas trimestralmente, tem registrado uma média de 1,1 milhão de unidades por trimestre nos últimos três períodos.
  • A meta da BYD é vender cerca de quatro milhões de veículos até o final do ano, o que faria com que a montadora ultrapassasse a Ford.
byd
BYD quer vender cerca de quatro milhões de veículos até o final do ano (Imagem: Octifanny/Shutterstock)

Leia mais

Crescimento chinês contrasta com crise das montadoras tradicionais

O forte crescimento da fabricante chinesa é impulsionado por uma ampla linha de veículos híbridos e elétricos, além de incentivos governamentais na China, que estimulam a troca de carros mais antigos por modelos eletrificados. Isso demonstra um contraste em relação à fabricantes tradicionais que enfrentam problemas de excesso de capacidade e corte de produção, como, por exemplo, Volkswagen, Stellantis e Nissan.

Recentemente, a BYD aumentou sua capacidade de produção em 200 mil unidades, contratando milhares de funcionários para atender à crescente demanda. A expansão de vendas também se estende para mercados como Europa, América Latina e Sudeste Asiático.

byd
Empresa está se expandindo para outros mercados (Imagem: Robert Way/Shutterstock)

Segundo analistas, se o ritmo de crescimento for mantido, a montadora logo estará entre as principais empresas mundiais do setor. No entanto, disputas geopolíticas e sanções dos Estados Unidos, especialmente com a eleição de Donald Trump, podem acabar freando este avanço chinês.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: