Espécie desaparecida por décadas estava escondida bem na nossa frente

Verme marinho estava, na verdade, sendo registrado esse tempo todo junto de cavalos-marinhos
Vitoria Lopes Gomez13/11/2024 19h21
verme-marinho-escondido-1920x1080.png
Conseguiu ver? (Imagem: Chloé Fourreau)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Não é incomum que pesquisadores pensem que uma espécie tenha desaparecido só para, anos depois, reencontrá-la. Foi exatamente isso que aconteceu com um verme marinho minúsculo. No entanto, ele não estava tão escondido quanto se pensava e, na verdade, foi fotografado durante anos sem ninguém saber.

Ofertas

O animalzinho apareceu em três a cada quatro fotos de cavalos-marinhos pigmeus ao longo dos anos, ajudando a revelar mais informações sobre seus hábitos.

Conseguiu ver? Ela está indicado pelas setas amarelas, à direita (Imagem: Chloé Fourreau)

Espécie desaparecida estava escondida, mas não tanto

O verme marinho Haplosyllis anthogorgicola não era registrado oficialmente desde 1956, fazendo pesquisadores acreditarem que tratava-se de uma espécie desaparecida. Os autores de um novo estudo o reencontraram e revelaram que, na verdade, ele estava bem na nossa frente esse tempo todo.

Tudo começou quando a equipe percebeu que o verme tinha aparecido na foto de um cavalo-marinho pigmeu, uma espécie minúscula e bastante fotogênica. Então, eles resolveram analisar um portfólio de fotografiass de cientistas cidadãos, o iNaturalist, em busca de mais registros do cavalo-marinho.

Em comunicado, os pesquisadores afirmaram que, ao examinarem os registros, identificaram os vermes e suas tocas ao fundo. Ou seja, apesar deles não terem sido avistados oficialmente há mais de seis décadas, estavam lá. A equipe também revelou que uma a cada três fotografias dos cavalos-marinhos mostra o animal.

Verme é minúsculo e com aparência transparente (Imagem: Chloé Fourreau)

Por que não encontramos o verme antes?

  • Parte do motivo para o verme marinho ter passado despercebido por tanto tempo é pelo habitat;
  • Eles vivem entre 15 e 40 metros de profundidade no mar, onde as condições costumam ser turbulentas;
  • Outro problema é identificar os animais sozinhos, já que eles são minúsculos. Nesse caso, o registro ficou mais fácil acompanhado dos cavalos-marinhos.

Leia mais:

A pesquisa, publicada na revista Proceedings Of The Royal Society, também revelou mais informações sobre os hábitos do H. anthogorgicola. Pelo que as fotos indicavam, muitas vezes o verme marinho parecia estar brigando com os cavalos-marinhos, possivelmente para roubar sua comida ou para evitar ser comido por eles. Além disso, ele aparecia escondido em tocas em corais gorgônias, que também são usadas pelos cavalos-marinhos.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: