Fim dos DJs? YouTube testa remix de músicas com IA

O YouTube testa um recurso por meio do qual criadores de conteúdo usam IA para remixar músicas licenciadas em seus Shorts
Pedro Spadoni13/11/2024 09h45
Pessoa segurando celular com logomarca do YouTube na tela na frente de outra tela com logomarcas do YouTube também
(Imagem: JRdes/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube testa um novo recurso por meio do qual criadores de conteúdo usam inteligência artificial (IA) para remixar músicas licenciadas em seus Shorts (a parte à la TikTok da plataforma). As músicas remixadas “terão atribuição clara à música original no próprio Short e na página de áudio de Shorts”, diz o YouTube. E vai “indicar de forma clara que a faixa foi reestilizada com IA”, acrescenta.

Funciona assim: o creator insere um comando (prompt) para alterar elementos da música (seu gênero, sua vibe) e a expansão do recurso Dream Track AI do YouTube gera uma trilha reimaginada de 30 segundos.

Além de usar IA para remixar músicas, creators podem usar vozes de IA em trilhas

O YouTube também mencionou que o experimento Dream Track permite que os criadores de conteúdo façam músicas usando as vozes geradas por IA de artistas que concordaram em participar. Entre eles, estão: Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato e John Legend.

Pessoa segurando celular com logo do YouTube Shorts na tela, também exibido numa tela ao fundo
Creators podem usar IA para remixar músicas e usar vozes de artistas em trilhas para Shorts (Imagem: viewimage/Shutterstock)

Ainda não se sabe quais músicas estão disponíveis para remix neste teste do YouTube. Nem quais gravadoras firmaram parceria com a plataforma do Google. Em junho, o Financial Times publicou que o YouTube tinha abordado gravadoras famosas para usar músicas licenciadas no treinamento de IA.

O site de tecnologia The Verge contatou o YouTube para comentar sobre o assunto, mas não tinha obtido retorno até a publicação desta nota.

Leia mais:

Google anuncia updates para versão do Chrome para iPhone

Em outra frente do Google, a big tech anunciou quatro mudanças na versão do Chrome para iOS, sistema operacional do iPhone. São elas: busca com imagem e texto no Google Lens, salvamento de arquivos direto no Google Drive e Fotos, exibição de mapas do Google Maps e integração do Google Shopping Insights (com um porém).

Ilustração de mudanças no Google Chrome para iPhone
Chrome para iPhone recebe busca com Lens melhorada e mini-mapas do Google Maps (Imagem: Divulgação/Google)

O artigo assinado por Katia Muradyan, gerente de produtos e Chrome no Google, descreve os updates como “novas maneiras de encontrar informações e completar tarefas” no navegador no iPhone. Os recursos citados já estavam disponíveis para Android. E, segundo o Google, mais recursos serão adicionados ao Chrome para iOS nos próximos meses.

Para agilizar seu dia, o Olhar Digital publicou resumos de cada update. Clique aqui para conferir.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.