(Imagem: Divulgação/Meta)
Headsets de Realidade Virtual (RV) ou Realidade Mista (RM) não estão na lista dos produtos mais vendidos do mundo. O Apple Vision Pro que o diga…
O custo elevado e a falta de praticidade ajudam a explicar o desempenho abaixo do esperado. A esmagadora maioria da população mundial não tem dinheiro para comprar esses dispositivos. E você não consegue utilizá-los em todos os lugares.
As empresas ainda não conseguiram resolver o problema do preço. A questão do uso, do local e da utilidade, porém, parece ter encontrado um nicho interessante.
É claro que você pode usar um desses headsets para navegar pelas redes sociais ou para jogar videogame de um jeito diferente. Mas isso é limitar muito o público, ainda mais quando pensamos que um Vision Pro, por exemplo, custa US$ 5,2 mil (quase R$ 30 mil) na versão mais cara.
A ideia da Meta é levar o Quest para o ambiente escolar, segundo o TechCrunch. Os óculos continuarão sendo caros, mas as universidades e escolas particulares costumam ter mais dinheiro que a média da população. E trazer benefícios para o sistema educacional nunca pode ser considerado algo ruim.
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Algumas escolas e universidades que já começaram a utilizar os headsets registraram resultados positivos. Há relatos de melhora nas notas, queda no índice de faltas e até mais engajamento por parte dos alunos.
No Morehouse College, por exemplo, as taxas de frequência aumentarem em dez pontos percentuais, enquanto o desempenho e as notas dos estudantes aumentaram em 11%.
Assim como aconteceu com a internet e os próprios computadores em sala de aula, algumas pessoas podem torcer o nariz para novas tecnologias. Hoje, porém, é inegável que houve ganho expressivo – quando a ferramenta é bem utilizada.
A companhia espera, agora, o feedback das universidades para dar sequência ao seu programa Meta for Education. Como mostramos acima, os primeiros resultados foram promissores e a empresa vai usar essas experiências para aprimorar ainda mais o produto.
No fim, ganha a Meta, que vai receber dinheiro futuramente, além de esvaziar um pouco os estoques dos seus headsets. Ganham também os alunos, professores e a educação como um todo. Que essa iniciativa se espalhe cada vez mais!
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de dezembro de 2024 16:32