Satélite ilustrativo (Imagem: Shutterstock)
O Brasil já teve satélites próprios, como o recente Amazônia 1, e até mesmo o SCD-1, lançado em 1993 sendo o primeiro objeto brasileiro do tipo. Mas até hoje nenhum satélite feito aqui foi lançado em território nacional. Isso deve mudar em 2025 com o lançamento do Odail Spot One a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
O satélite pertence a SpotSat, empresa que usa inteligência artificial para tomada de decisões no agronegócio. O satélite é planejado para identificar riscos e ameaças em plantações em tempo real.
José Renato, CEO da SpotSat, conta que o primeiro satélite brasileiro que será lançado do Brasil foi batizado em homenagem ao seu pai, João Odail, um dos pioneiros da aeronáutica no Brasil. Formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) na turma de 1964 foi um dos responsáveis pelo voo inaugural do avião Bandeirante em 1968.
O CEO diz ainda que esse é apenas o primeiro satélite de um longo projeto da companhia no espaço, incluindo uma constelação de satélites na qual a empresa já está trabalhando e planeja lançar nos próximos anos. Para ele, o grande objetivo da empresa é “conquistar a independência do Brasil no espaço.”
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de dezembro de 2024 17:22