IA do WhatsApp é melhor do que LuzIA? Veja comparativo

As duas IAs apresentam em comum o objetivo de facilitar o dia a dia do usuário. Veja como cada uma funciona e seus principais recursos!
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 16/11/2024 21h20
Pessoa segurando celular com WhatsApp aberto
(Imagem: i_am_zews/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta AI, nova IA do WhatsApp e redes sociais da Meta, vem sendo liberada de forma gradual para os usuários do mensageiro no Brasil. A nova ferramenta vem com diversas funções para dar mais praticidade ao dia a dia do usuário. Porém, muitos questionam se ela é melhor do que a LuzIA, antigo recurso que não está mais disponível na plataforma. 

Por isso, o Olhar Digital preparou um comparativo entre as duas IAs. Assim, você pode ver os aspectos de cada uma e decidir qual é a melhor.

Leia mais:

Nova IA do WhatsApp vs LuzIA

A Meta AI é uma assistente de Inteligência Artificial (IA) exclusiva para os aplicativos da Meta, enquanto a LuzIA é uma Inteligência Artificial do ChatGPT. Ambas têm como objetivo tornar o dia a dia do usuário mais fácil. Abaixo, veja os dois principais aspectos das ferramentas. 

Utilização

A primeira diferença entre as duas IAs está na utilização de um número de telefone para interação. Enquanto a nova IA do WhatsApp não tem um número, sendo adicionada automaticamente no app, a LuzIA contava com o número (11) 97255-3036, que devia ser adicionado em sua agenda. 

Em ambas as inteligências, a interação é feita por meio de mensagens. Todavia, é importante salientar que, para usar a Meta AI, você pode ir em “Pergunte à Meta AI ou pesquise”, no topo do app, e digitar uma pergunta ou clicar no ícone de avião para abrir um chat e iniciar a interação.

Montagem de iPhone com conversa no WhatsApp com LuzIA
(Imagem: Divulgação)

Funcionalidades

Em relação às funcionalidades, a LuzIA tinha diversos recursos, como a tradução de textos, transcrição de áudios, geração de imagens através de descrições, elaboração de listas de afazeres, correção da ortografia em textos, sugestões de filmes, previsão do tempo e fornecimento de notícias relacionados a vários assuntos. 

A ferramenta também resumia textos e trazia outras possibilidades, que o usuário podia explorar por meio de comandos nas conversas do WhatsApp. 

A Meta AI também cria imagens por meio de descrições e traduz textos, mas apresenta como diferencial a possibilidade de realizar buscas online, ajudar na organização de eventos, responder rapidamente a perguntas e sugerir destinos para viagens. 

Outras funcionalidades da nova IA do WhatsApp são: criar listas com recomendações de restaurantes, elaborar testes de múltipla escolha com diferentes temas para ajudar na hora de estudar e o aprendizado básico de instrumentos musicais.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.