Lançamento do quarto voo de teste do foguete Starship, da SpaceX. Crédito: SpaceX
A SpaceX decidiu adiar o lançamento da Starship que estava originalmente marcado para segunda-feira (18). A empresa agora tem como meta uma tentativa às 19h (horário de Brasília) de terça-feira (19). A espaçonave irá decolar a partir da Starbase, no sul do Texas (EUA).
Caso não seja possível, existe ainda uma segunda data de backup, no mesmo horário do dia 20, segundo o Space.com. A empresa de Elon Musk não informou o motivo específico para a mudança de data.
Esse será o sexto lançamento do maior foguete do mundo. A janela tem duração de 30 minutos, então o horário máximo que a Starship pode voar é às 19h30. O Olhar Digital irá transmitir tudo ao vivo.
No anúncio da missão, a SpaceX informou os objetivos definidos para o novo teste. “O próximo teste de voo da Starship visa expandir o envelope de capacidades da nave e do propulsor e chegar mais perto de colocar a reutilização de todo o sistema on-line”.
E concluiu: “Os objetivos incluem o propulsor retornar novamente ao local de lançamento para captura, reacender um motor Raptor da nave enquanto estiver no Espaço e testar conjunto de experimentos de escudo térmico e mudanças de manobra para reentrada e descida da nave sobre o Oceano Índico.”
Leia mais:
A companhia informou, ainda, que a nave espacial Flight 6 possui melhorias em relação às suas antecessoras:
“Atualizações de hardware para este voo adicionam redundância adicional aos sistemas de propulsão do propulsor, aumentam a resistência estrutural em áreas-chave e encurtam o cronograma para descarregar propulsores do propulsor após uma captura bem-sucedida. Os projetistas da missão também atualizaram os controles de software e os critérios de compromisso para o lançamento e retorno do propulsor”, afirmou.
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de novembro de 2024 21:02