CEO da maior fabricante de baterias do mundo avisa: Elon Musk vai falhar

CEO da CATL afirma que tecnologia das células cilíndricas da Tesla "vai falhar" e critica prazos irrealistas estabelecidos por Elon Musk
Leandro Costa Criscuolo18/11/2024 18h56
Logo da Tesla ao lado da foto de Musk
(Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Robin Zeng, fundador da maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, afirmou que a aposta de Elon Musk nas células cilíndricas 4680 da Tesla “vai falhar e nunca terá sucesso”.

Zeng, que é presidente da Contemporary Amperex Technology (CATL) da China, relatou à Reuters que durante uma visita de Musk à China em abril, os dois tiveram uma intensa discussão sobre o assunto, na qual Zeng demonstrou seu ponto de vista, deixando Musk em silêncio.

“Ele não sabe como fazer uma bateria”, disse Zeng. As células 4680 “tabless” da Tesla, utilizadas em alguns de seus modelos, como o Cybertruck, prometem uma capacidade de energia até cinco vezes superior.

Leia mais:

Tesla tem bateria que poderia fornecer mais energia do que as concorrentes -Imagem: Tesla

Em setembro, a Tesla anunciou a produção de 100 milhões dessas células. No entanto, um recente relatório do The Information revelou que Musk estabeleceu um prazo até o final deste ano para a equipe de baterias resolver questões relacionadas a custos e outros desafios técnicos.

Baterias chinesas são usadas em carros da Tesla

  • Enquanto isso, as baterias da CATL estão presentes em uma ampla gama de veículos.
  • Entre eles, há modelos da Tesla na China e carros da Ford na América do Norte, como o Mustang Mach-E e o F-150 Lightning.
  • A CATL é especializada em baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que, embora não ofereçam o mesmo alcance das células cilíndricas da Tesla, são utilizadas em muitos veículos elétricos.

Embora Zeng não tenha ficado impressionado com o conhecimento de Musk sobre baterias, ele reconhece as habilidades do CEO da Tesla em áreas como chips, software, hardware e “tecnologia mecânica”.

Zeng também comentou sobre o hábito de Musk de estabelecer prazos muito agressivos, como no caso da tecnologia Full Self-Driving, dizendo: “Talvez algo precise de cinco anos, mas ele diz que será em dois. Perguntei a ele o porquê, e ele me disse que queria pressionar as pessoas.”

Tesla
Em meio a projetos de robotáxi e robô humanóide, Elon Musk segue prometendo lançamentos na Tesla com prazos difíceis de cumprir – Imagem: FPCreative Stock/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.