Fim de uma era: mercado brasileiro se despede de sedan da Toyota

A Toyota destaca que a descontinuação do sedan faz parte do realinhamento da marca na região da América Latina
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 18/11/2024 15h19
Yaris-Sedan-1-1920x1080
Imagem: divulgação/Toyota
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Tudo indica que haverá uma substituição na Toyota. O SUV Yaris Cross está prestes a chegar no mercado brasileiro, mas um outro modelo deve se despedir do país para que isso ocorra. Estamos falando do Yaris Sedan.

A própria montadora confirmou que o carro, importado pelo Brasil do país vizinho, deixou de ser produzido por lá. Essa decisão foi motivada justamente pelo fato do modelo ser descontinuado no mercado brasileiro.

Sedan dará espaço para novo modelo

O corte também inclui o fim da produção das versões hatchback com câmbio manual. No Brasil, o modelo só é oferecido com câmbio CVT desde 2020, enquanto os dotados de câmbio manual eram destinado à exportação.

A partir de agora, todos os Yaris fabricados no Brasil e vendidos na Argentina virão apenas com carroceria hatchback e somente com o câmbio automático CVT.

Toyota
Toyota destaca que a descontinuação do sedan faz parte do realinhamento da marca na região (Imagem: Cobalt S-Elinoi/Shutterstock)

A partir de novembro, a Toyota deixará de produzir o Yaris Sedan e as opções de transmissão manual. Além disso, as variantes XLS e XLS Pack serão unificadas em uma alternativa chamada XLS. Dessa forma, a linha Yaris em nosso país é composta pelas versões hatchback XS, XLS e S, todas equipadas com transmissão automática.

Toyota Argentina 

A própria montadora destaca que a descontinuação do Yaris Sedan faz parte do realinhamento da marca na região. A ideia é que o modelo ceda espaço para o Yaris Cross, um novo SUV compacto que será lançado oficialmente no ano que vem.

Leia mais

Yaris Cross será lançado oficialmente no ano que vem (Imagem: divulgação/Toyota)

Novo SUV combina propulsor a combustão e motor elétrico

  • No mercado global, o Yaris Cross é equipado com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada, e um 1.5 híbrido que combina um propulsor a combustão de 80 cv e um elétrico de 90 cv.
  • Os preços devem variar de R$ 130 a 180 mil.
  • Lembrando que a montadora japonesa irá inaugurar ainda uma nova fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo.
  • A nova linha de montagem expandirá a capacidade produtiva de veículos e motores, e será responsável por introduzir dois novos modelos híbridos flex da Toyota.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: