Imagem: Robert Way/ Shutterstock
Embora os veículos autônomos já tenham percorrido milhões de quilômetros, ainda enfrentam dificuldades para conquistar a confiança dos passageiros. Uma matéria da BBC explica que empresas como a Waymo buscam demonstrar a segurança e a eficiência de seus carros, destacando a importância de tornar os passageiros confortáveis com a ideia de viajar sem um motorista humano.
A Waymo, que oferece serviços de robotaxi sem motoristas de segurança desde 2020, realiza cerca de 150 mil viagens semanais em cidades como São Francisco, Los Angeles e Phoenix.
A empresa aposta em criar familiaridade com os passageiros, mantendo assentos voltados para a frente, como em táxis tradicionais, para que os usuários vejam para onde o carro está indo. No entanto, apesar do crescimento, o número de viagens realizadas por empresas de robotáxi ainda é pequeno comparado a gigantes como a Uber.
A Zoox, subsidiária da Amazon, adota uma abordagem diferente, com veículos autônomos bidirecionais, sem volante ou telas, e foca em proporcionar uma experiência de passeio imersiva. Além disso, ambas as empresas utilizam operadores humanos para fornecer assistência remota em situações imprevistas.
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Outras empresas como a Cruise, da General Motors, têm enfrentado desafios, como a perda de sua licença de operação na Califórnia após um incidente envolvendo um pedestre.
A Cruise agora se concentra em melhorar a segurança e a assistência remota, enquanto planeja retomar suas operações com motoristas de segurança em algumas cidades.
Com novos concorrentes entrando no mercado, como a Tesla, que planeja lançar seu próprio robotáxi em 2026, o campo de batalha para conquistar a confiança dos consumidores promete ser desafiador.
As regulamentações também precisam evoluir para permitir uma adoção em larga escala, e pode levar anos até que os robotáxis se tornem uma opção comum para os passageiros.
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de novembro de 2024 16:56