Protótipo de carro elétrico da Mercedes bate recorde de ‘resistência’

O CLA EV percorreu 3.799 quilômetros em 24 horas; motoristas precisaram parar algumas vezes para recargas de 10 minutos apenas.
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 19/11/2024 17h06, atualizada em 04/12/2024 16h32
Captura-de-tela-2024-11-19-104429-1920x1080
Imagem: Reprodução/Mercedes-Benz
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Mercedes-Benz prepara o lançamento do seu próximo sedã totalmente elétrico. A previsão é que o CLA EV saia no final de 2025 – como um modelo de 2026.

O veículo já merece toda a nossa atenção simplesmente por se tratar de um Mercedes. E a expectativa aumentou ainda mais depois dos resultados que a empresa conseguiu durante testes na famosa pista de Nardo, no sul da Itália.

Leia mais

O protótipo percorreu impressionantes 3.799 quilômetros em 24 horas! Trata-se de um novo recorde dentro da categoria. O CLA EV superou a marca obtida pelo Porsche Taycan em 2019, que cobriu 3.424 quilômetros nas mesmas 24 horas.

Para você ter uma ideia do tamanho da distância, é como se fosse uma viagem entre São Paulo e Manaus, que tem 3.879 quilômetros via BR-364.

Pausas para recarga

  • Não, esse tempo todo e essa distância toda não foram percorridos com uma carga de bateria apenas.
  • Aliás, acho que nem existe uma fonte de energia capaz de conseguir tal feito.
Imagem: Reprodução/Mercedes-Benz
  • O protótipo começou a corrida com a bateria cheia e precisou fazer um total de 40 paradas para recarga.
  • O ponto positivo é que cada parada durou apenas 10 minutos — intervalo suficiente para elevar o nível da bateria de 10% para 50%.
  • O CLA EV obteve esse recorde de 24 horas mantendo uma velocidade média de aproximadamente 150 km/h.
  • Já a velocidade máxima atingida foi de 209 km/h.
  • Vale destacar que o veículo tinha 3 condutores, que se alternavam para não ficar tão cansados.
  • Como as pausas para recarga totalizaram 6 horas, os pilotos dirigiram, em média, 6 horas seguidas cada.
  • Durante o teste de resistência, a equipe de engenharia monitorou de perto a temperatura ambiente e as condições do vento para alterar a estratégia de carregamento em tempo real.
  • A temperatura variou de 13ºC à noite a 29ºC durante o dia.

O que sabemos sobre o CLA EV

O CLA EV recordista era uma versão de tração traseira com um único motor de 268 cavalos de potência, que funciona em conjunto com uma transmissão de duas velocidades.

Geralmente, os EVs têm uma transmissão de marcha única. A segunda marcha, no caso, é acionada apenas quando o carro atinge uma alta velocidade, melhorando a eficiência energética do veículo.

A eficiência energética declarada do CLA é de até 5,2 milhas/quilowatt-hora. Com isso, o protótipo tem potencial de superar o Lucid Air como o EV mais eficiente do mundo.

O modelo também reúne todas as tecnologias mais recentes da marca alemã, incluindo carregamento de 800 volts e essa transmissão de duas velocidades.

O novo Mercedes-Benz CLA também será o primeiro veículo da empresa a integrar o MB.OS, o melhor e mais recente sistema de ‘infoentretenimento’ da montadora, com um assistente virtual integrado alimentado por IA.

Como já dissemos, o Mercedes-Benz CLA EV deve sair no final de 2025 como um modelo de 2026. A montadora não divulgou uma estimativa de preço.

As informações são do InsideEVs.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.