Imagem: Shutterstock/Golden Dayz
A ciência já sabe como o vírus da COVID-19 infecta humanos e se replica ao se fixar em células saudáveis do nariz e da garganta. No entanto, a maneira como ele viaja pelo organismo e chega até os nossos pulmões era pouco conhecida até então.
Em um novo estudo, cientistas “flagraram” como a doença chega ao órgão respiratório. As imagens captadas revelam que, quando o vírus entra em contato com uma via aérea, ele se espalha pelo muco, chegando até partes dos pulmões.
A investigação, conduzida pela Northwestern Medicine, foi publicada na Nature Communications.
Leia mais:
Normalmente, acredita-se que o muco ajuda a proteger o corpo, capturando e removendo vírus e outras partículas. No entanto, a COVID-19 parece se aproveitar da secreção, espalhando-se por ela depois que a infecção ocorre. Ainda não sabemos exatamente como isso acontece.
Mark Becker, primeiro autor do estudo, conta em comunicado da Northwestern Medicine que acredita que essa descoberta pode ser importante para o estudo de outras doenças virais, como o HIV. Além disso, observa que o ambiente no trato respiratório dos pulmões é muito semelhante ao do trato reprodutivo feminino superior, o que pode ser útil em investigações futuras.
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de novembro de 2024 16:58