Honda tem plano para tornar carros elétricos mais baratos; saiba qual

Marca está acelerando pesquisa em baterias de estado sólido, visando aumentar eficiência
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 21/11/2024 21h45
Traseira de um carro da Honda ornando com a fachada de uma concessionária da montadora
Empresa japonesa montou planta de pesquisa e demonstração no Japão (Imagem: The Bold Bureau/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se depender da Honda, os carros elétricos ficarão mais baratos com baterias de estado sólido. Essa é a esperança do CEO da marca, Toshihiro Mibe. Para isso, a empresa japonesa montou uma planta de pesquisa e demonstração no Japão, que pode alavancar o desenvolvimento dos dispositivos.

A Honda não é a única apostando nas baterias de estado sólido. Empresas, como QuantumScape, apoiada pela Volkswagen, Nissan e Factorial, que está testando dispositivos para os modelos Dodge Chargers, também apostam na tecnologia para melhorar a eficiência e baratear a produção.

Bateria de estado sólido
Empresas, como Volkswagen e Nissan, também estão apostando no desenvolvimento das baterias em estado sólido (Imagem: JLStock/Shutterstock)

Baterias de estado sólido são a nova aposta da Honda

Como explicou o The Verge, as baterias de estado sólido trocam os eletrólitos líquidos das baterias de íons de lítio por materiais condutores secos. O resultado é maior densidade energética e maior vida útil. Consequentemente, maior eficiência e preços mais baixos. No entanto, essa tecnologia ainda não é certeira na indústria automotiva.

A Honda resolveu apostar. A empresa está acelerando pesquisas em nova instalação de 27 mil m² em Sakura City (Japão), com a intenção de encurtar o tempo necessário para fazer os dispositivos virarem realidade.

Rolo de cátodos na linha das baterias de estado sólido da Honda
Rolo de cátodos na linha das baterias de estado sólido (Imagem: Honda)

Como funciona a fábrica de baterias de estado sólido

  • O local tem equipamentos em escala real divididos em três edifícios: um de formação de cátodos e montagem da célula; outro de formação de ânodos; e um terceiro para ativação de eletrólitos e montagem dos módulos;
  • O plano da Honda é usar processo contínuo em linha que alega ser “três vezes mais rápido” do que o processamento típico de baterias;
  • A intenção é fabricar as baterias de estado sólido já em janeiro.

Leia mais:

Honda acredita em carros elétricos mais baratos

Segundo Mibe, CEO da Honda, as baterias de estado sólido serão a chave para desbloquear carros elétricos mais baratos. A intenção da empresa é começar a produção em massa dos dispositivos na segunda metade desta década (não está claro exatamente em qual ano).

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.