Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Bluesky, que tem ganhado popularidade desde as eleições presidenciais de outubro, está se tornando uma concorrente significativa da X (o antigo Twitter) e da Threads, de propriedade da Meta. Contudo, sua CEO, Jay Graber, adverte que a plataforma é “à prova de bilionários”.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 88,50
Por: R$ 19,99
Por: R$ 449,00
Por: R$ 597,00
Por: R$ 209,90
Por: R$ 499,00
Por: R$ 720,00
Por: R$ 1.481,05
Por: R$ 999,00
Por: R$ 419,00
Por: R$ 2.315,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 788,40
Por: R$ 179,90
Por: R$ 1.200,00
Por: R$ 3.999,00
Por: R$ 1.319,00
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 1.999,00
Por: R$ 473,00
Em entrevista à CNBC, Graber explicou que, caso a empresa fosse comprada ou falisse, o código aberto garantiria que os usuários poderiam migrar para outra plataforma sem recomeçar do zero, algo que não ocorreu com o Twitter sob a gestão de Musk.
Graber comparou a situação do Bluesky com a do Twitter, onde muitos usuários deixaram a plataforma após a aquisição de Elon Musk.
Leia mais:
- Airchat: o que é e como funciona rede social?
- X (ex-Twitter) ou Threads (Instagram): qual rede social é melhor?
- TikTok: quais são os 5 influencers mais ricos da rede social
“O que aconteceu com o Twitter não poderia acontecer conosco da mesma forma, porque você sempre teria a opção de mudar imediatamente sem ter que começar de novo”, disse Graber.

Bluesky se destaca pela transparência
- O Bluesky, que agora conta com mais de 21 milhões de usuários, é descrita como uma rede social de código aberto, oferecendo aos usuários controle e transparência sem depender de anúncios ou algoritmos agressivos para monetização.
- A empresa também planeja implementar recursos pagos para usuários e desenvolvedores.
- Embora o Bluesky ainda esteja longe da popularidade do X (318 milhões de usuários mensais, segundo a Sensor Tower) e do Threads (275 milhões), a plataforma já experimentou um crescimento considerável, como quando adicionou 2 milhões de usuários após a suspensão do Twitter no Brasil.
Em outubro, a Bluesky arrecadou US$ 15 milhões em uma rodada de financiamento, elevando seu total de captação para US$ 36 milhões.
Graber afirmou que, ao contrário de outras redes sociais, o Bluesky não seguirá o modelo de colocar anúncios no feed dos usuários, buscando uma abordagem diferente de monetização, sem sacrificar a experiência do usuário.
