Estrutura subaquática estaria expelindo gás no Alasca

Cientistas identificaram a presença de uma estrutura misteriosa no local e acreditam que possa ser um vulcão subaquático
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 22/11/2024 11h45
alasca-1-1920x1080
Imagem: Dkojich/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas que atuam junto à Guarda Costeira dos Estados Unidos fizeram uma descoberta impressionante. Eles identificaram uma enorme estrutura de 500 metros submersa na costa do Alasca, que faz parte do território norte-americano.

A teoria é que trata-se de um vulcão subaquático. Ao analisar dados coletados da água na superfície, os pesquisadores também descobriram que este misterioso objeto está expelindo gás.

Descoberta foi feita durante expedição no fundo do oceano

  • De acordo com um comunicado divulgado pelas autoridades, a estrutura fica localizada a 1.600 metros de profundidade em seu ponto mais raso.
  • Isso significa que não há riscos para a navegação no local.
  • A equipe encontrou o possível vulcão durante uma missão a bordo do quebra-gelo “Healy” da Guarda Costeira dos EUA para mapear o fundo do oceano.
  • Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), “embora a análise esteja em andamento, essas descobertas são empolgantes e oferecem uma visão sobre o que pode existir sob a superfície do oceano, muito do qual é desconhecido nesta região”.
Estrutura misteriosa foi encontrada no fundo do mar no Alasca (Imagem: divulgação/Guarda Costeira dos EUA)

Leia mais

Cientistas contestam existência de vulcão no local

Apesar dos dados analisados até agora, nem todos os cientistas estão convencidos de que trata-se de um vulcão subaquático. Isso porque ainda há poucas informações divulgadas e os estudos continuam.

Além disso, pesquisadores que não estão envolvidos com o trabalho apontam que é possível que o gás detectado acima da estrutura esteja relacionado a outros processos além do vulcanismo, como um reservatório de hidrocarbonetos enterrado profundamente, por exemplo.

Expedição no Alasca pode ter encontrado vulcão subaquático (Imagem: divulgação/Guarda Costeira dos EUA)

Eles ainda destacam que existem vulcões submarinos no Alasca, como o vulcão emergente Bogoslof, mas eles estão localizados em áreas de vulcanismo conhecidas, ao contrário das características relatadas pelo novo trabalho.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: